24 de junho - Natividade de São João Batista

Nasceu seis meses antes de Jesus. Sendo filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria da família de Aarão. Único Santo que se celebra o nascimento (24 de junho) e o martírio (29 e agosto). Ele nasceu numa pequena aldeia chamada Aim Karim, a seis quilômetros de Jerusalém. Ele é que anunciava a vinda de Jesus, gritando no deserto, a chegada do Salvador. Foi considerado o último profeta, depois dele não houve mais nenhum profeta em Israel.

Sua mãe, Santa Isabel, era idosa e nunca tinha engravidado. Todos a tinha como estéril. O Anjo Gabriel, apareceu a Zacarias e disse que sua esposa ia ter um filho, e que deveria se chamar João. Zacarias não acreditou no Anjo, e por não acreditar o Anjo disse que ele iria ficar mudo, até que o menino nascesse. Pouco tempo de pois Santa Isabel engravidou.

Pouco tempo depois, o Anjo apareceu a Nossa Senhora, lhe dizendo que Ela seria Mãe do Salvador. Lhe contou, que sua prima Isabel estava grávida, então Nossa Senhora foi visitar Santa Isabel. "Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora quando Izabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Izabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito e o fruto do teu ventre ! Donde que a Mãe do meu Senhor me visite ?" Lc 1, 40-44.

Quando São João Batista nasceu, foram lhe batizar, e perguntaram o nome da criança, com Zacarias até então estava mudo, queriam colocar o nome dele Zacarias, mas este gritou, "João, João, João a criança se chamará João". Aconteceu o que o Anjo havia dito Zacarias só recuperaria a voz quando a criança nascesse.

Quando São João Batista chegou a idade adulta, foi morar no deserto, para rezar, e pregava para as pessoas se arrependerem. Vivendo comendo gafanhoto e mel. Anunciava a vinda do Messias, e dizia, "eu batizo com água, mas virá um depois de mim que batizará com o Espírito Santo". Muitos achavam que ele era o Messias, mas dizia: Eu não sou o Cristo, não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias.

Quando Jesus chegou ao rio Jordão para ser batizado por São João Batista, ele disse a Jesus: Eu é que deve ser batizado por ti, e tu vens a mim ? Mas jesus confirmou e São João Batista, batizou Jesus.

Nas pregações de São João Batista, denunciava o rei Herodes, por sua vida adultera, sua cunhada. Denunciava também a vida desregrada de Herodes.

A filha de Herodíades, Salomé, dança para Herodes, este deslumbrado diz a ela para pedir o que quiser que ele dará. Ela fala com sua mãe, esta, manda que Salomé peça a cabeça de São João Batista numa bandeja. Ele assim o faz e lhe entrega sua cabeça em uma bandeja diante dos convidados.

Jesus e Nossa Senhora, e São João Batista, são os único santos que se comemora o nascimento, por ser Santos antes de nascer. Jesus é filho de Deus, Nossa Senhora foi concebida sem pegado original. São João Batista recebeu o Espírito Santo, ainda no ventre de sua Mãe Santa Isabel.

São João Batista, rogai por nós !