Santa Helena

18 de agosto - Santa Helena

Nasceu em 250, em Bitínia, província do Império Romano. Foi mãe do imperador Romano Constantino Magno. Era plebeia, de família simples. Casou-se com o militar romano Constâncio. Seu marido para se unir com o imperador Maximiano, deve que abandonar Helena e casar-se com Teodora, parente do imperador. Helena passou a dedica-se inteiramente a criação do seu filho Constantino, este por sua vez crescia no exército romano por causa da sua coragem e inteligencia. Em 306, morre Constâncio, pai do filho de Santa Helena, assim Constantino foi aclamado Augusto Imperador Romano. Santa Helena voltou viver na corte e recebeu de seu filho o título de "Mulher Nobilíssima". Recebeu depois o maior título que uma mulher podia receber em Roma, "Augusta".

Em 313, Helena e Constantino não eram cristãos. Mas, na batalha de Constantino contra Maxêncio. A situação era favorável a Maxêncio. Constantino que era contra as perseguições aos cristãos, viu no céu uma cruz brilhante, e as palavras; "Com este sinal vencerá". Ele manda pintar as bandeiras e estandartes de seu exército com esta cruz e venceu. Constantino e sua mãe se converteram ao cristianismo. Ordenou o fim das perseguições aos cristãos, Com o documento "Edito de Milão". Com isto o cristianismo passou a ter os mesmo direito de outras religiões. Anos depois, o imperador Teodósio, decretou o cristianismo a religião oficial do Império Romano.

Logo Santa Helena quis ser batizada. Passou a ter muita fé, e a ajudar os mais necessitados. Mandou construir várias igreja em lugares santos. Por sua obras, Constantino, mandou cunhar moedas com a imagem de rainha, sua mãe. Apesar da idade, Santa Helena realiza o sonho de ir conhecer os lugares santos, na Terra Santa. Mandou construir igrejas na Palestina.

Santa Helena , acompanhou as escavações em Jerusalém pelo Bispo São Macário. Este encontrou o Santo Sepulcro, escavado na rocha. A Cruz de Jesus e as duas cruzes dos ladrões. Ela ficava encantada com cada descoberta. Os cristãos se sentiram protegidos. Ela continuou as procuras: Gruta do nascimento de Jesus e o lugar onde Jesus falou com seus discípulos antes da Ascensão. Santa Helena volta então a construir mais igrejas. Uma delas recebeu depois o nome de igreja de Santa Helena, é a que fica no Monte das Oliveiras.

Após, o achado de Santa Helena, o reencontro da verdadeira Cruz de Cristo. Com isto temos hoje à Instituição da festa litúrgica da Santa Cruz. Esta descobertas de Santa Helena são comprovada pelos escritos do século IV, de Sulpicius Severus e Rufinus. Pedaços desta Cruz ficaram em Jerusalém e outros foram levados para Roma. Santa Helena desejava que pedaços da Cruz, estivessem em todas as Igrejas. E alguns pedaços assim o fora distribuídos.

Seu amor para com as pessoas era tanto, que Santa Helena, chegava a ajudar uma comunidade inteira. Claro, dava atenção especial aos mais necessitados. Ela construiu a Basílica da Natividade, em Belém, que existe até hoje. Também a Basílica da Ascensão de Jesus, no Montes das Oliveiras. Ajudou na construção de Mosteiros, Santa Helena passou a morar num convento na palestina.

Já com idade avançada, Santa Helena voltou para perto de seu filho Constantino. Morreu em 330, aos 80 anos de causas naturais. Seu corpo foi translado para Constantinopla e colocado na cripta da Igreja dos Apóstolos. Hoje seu restos mortais encontra-se em Roma, no Vaticano. Passou a se venerada como Santa logo após sua morte. Venerada também nos países do Ocidente. A Ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico, tem este nome pois foi encontrada pelos Espanhóis, no dia 18 de agosto de 1501, dia de sua festa.

Santa Helena, rogai por nós !