Liturgia - 29/01/2025 - Quarta-feira - Tempo Comum - Cor verde - Missa à escolha.
Santo do Dia - São Valério de Treviri.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
em construção.
Antífona - Salmo 95 (96): 1. 6.
Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor terra inteira. Honra e majestade estão em Sua Presença, força e Beleza no Seu Santuário.
Coleta.
Deus todo Poderoso e Eterno, dirigi a nossa vida segundo a Vossa Vontade, para que mereçamos produzir frutos abundantes de boas obras, em Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Ele que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santos, por todos os séculos dos séculos, - Amém.
Primeira Leitura - Hebreus 10: 11-18.
Leitura da Carta aos Hebreus.
Todo sumo sacerdote da antiga Aliança se apresenta para exercer a cada dia o sacrifício, que nunca podem eliminar pecados. Jesus, ao contrário, depois de oferecer um Único Sacrifício, sentou-se para sempre à Direita de Deus e aguarda que ponham seus inimigos como estrado de Seus pés. Pois , com um Único Sacrifício levou os Consagrados à perfeição definitiva. Também o Espírito Santo O testemunha, pois diz primeiro: Esta É a Aliança que Farei com eles no futuro - Oraculo do Senhor - colocarei Minhas Leis em Seu Peito e as escreverei em Seu Coração. Esquecerei seus pecados e delitos. Portanto, se são perdoados já não é necessário a oferta pelo pecado.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo 109 (110): 1. 2. 3. 4. (R. 4bc.).
"Tu És o Sacerdote Eterno, segundo a Lei de Melquisedec." (Resposta).
Oráculo do Senhor ao meu Senhor:
"Senta-Te à Minha Direita,
até que Eu faça de teus inimigos
escabelo de Teus pés. (R.).
De Sião o Senhor estenderá
o Poder de Teu cetro.
Submete na batalha Teus inimigos. (R.).
Teu Exército é do voluntários
no dia da mobilização.
Uma Sagrada Majestade
levas desde o Seio Materno. (R.).
O Senhor Jurou
e não se arrepende:
"Tu És o Sacerdote Eterno,
segundo a Lei de Melquisedec." (R.).
Aclamação ao Evangelho.
(Refrão) - Aleluia ! Aleluia ! Aleluia !
A Semente é a Palavra de Deus e o Semeador é Cristo: Quem O encontra Permanece para sempre Nele e na Palavra. (Refrão).
Evangelho - São Marcos 4: 1-20.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está o meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.
Glória a Vós Senhor.
Jesus começou a ensinar junto ao lago. Reuniu-se junto a Ele grande multidão que Jesus teve de subir numa barca que estava na água; sentou-se, enquanto a multidão estava na terra, junto ao lago. Jesus, ensinava-lhes muitas coisas com parábolas, e lhes dizia instruía-os: com parábolas, e lhes dizia instruindo-os:
"Atenção ! Um semeador saiu para semear. Ao semear, algumas sementes caíram junto do caminho; vieram os pássaros e as comeram; outras caíram em terreno pedregoso, com pouca terra; faltando-lhes profundidade, brotaram logo, mas, ao sair o sol, se abrasaram e, como não tinham raízes, secaram. Outros caíram entre espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram, e não deram fruto. Outras caíram na terra fértil e deram fruto, brotaram, cresceram e produziram umas trinta, outras sessenta, outra cem. E acrescentou: Quem tiver ouvidos, escute.
Quando, Jesus, ficou sozinho, os com os doze lhe discípulos que o acompanhavam eles lhes perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: "A vós é comunicado o segredo do Reino de Deus; aos de fora tudo é proposto em parábolas de modo que por mais que olhem não vejam, por mais que ouçam não entendam; não aconteça que se convertam e sejam perdoados".
E acrescentou-lhes: "Se não entendeis esta parábolas, como entendereis as restantes?
Aquele que semeia, semeia a Palavra. Uns são os que estão junto ao caminho onde se semeia a Palavra ; enquanto escutam, chega satanás e leva a Palavra semeada. Outros são como o que foi semeado em terreno pedregoso: quando escutam a Palavra, acolhem-Na com alegria; mas não tem raízes, são inconstantes. Acontece uma tribulação ou perseguição pela Palavra, imediatamente sucumbem. Outros são semeados entre espinhos: escutam a Palavra, mas as preocupações mundanas, a sedução das riquezas e o afã por tudo o mais os penetram, os sufocam e os deixam sem fruto. Os outros são semeados em terra fértil: escutam a Palavra, acolhem-Na e dão frutos de trinta ou sessenta ou cem.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Oferecimento.
Aceitai com Bondade, Senhor, e Santificai os nossos dons, a fim que se tornem para nós fonte de Salvação. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.
Antífona da Comunhão - Salmo 33 (34): 6.
Contemplai-O e ficareis radiantes, vosso rosto não se envergonhará.
Ou - São João 8: 12.
Disse Jesus: "Eu Sou a Luz do mundo, quem Me segui não caminhará nas trevas, mas terá a Luz da Vida."
Depois da Comunhão.
Deus Todo Poderoso, nós Vos pedimos que, tendo sidos vivificados pela Vossa Graça, nos alegremos sempre Nestes Dons Sagrados. Por Cristo Nosso Senhor. - Amém.