São Bernardino de Sena

Dia 20 de maio - São Bernardino de Sena - Padroeiro dos Publicitários

20 de maio - São Bernardino de Sena, padroeiro dos publicitários.

Nasceu em 08 de setembro de 1380, em Massa Marítima, em Carrara, Itália, filho de família nobre, sua mãe morreu quando tinha 3 anos e seu pai quando tinha 7 anos, sendo criado por suas tias na cidade de Sena.

Após terminar a faculdade, com 22 anos, largou tudo, para entrar par ordem dos Franciscanos. Apoiou um maior rigor na vivência da pobreza. Foi eleito Vigário Geral, e todos os conventos que seguiam a Observância.

A Europa passava por uma enorme peste, tinha também divisões políticas e também religiosa, causando morte e destruição. Mas, quando São Bernardino, passava com suas pregações empolgantes e cheia de ardor, muitos se convertiam, a a paz voltava. Levava consigo, um quadro de madeira com a inscrição JHS (Jesus Salvador dos Homens), que todos beijavam no final de seus sermões.

Morreu em 20 de maio de 1444, no convento de Áquila, Foi tão exemplar sua vida de oração, pregações, penitência e obediência a Deus, que em 24 de maio 1450, o Papa Nicolau V o canonizou. Seu túmulo encontra-se na igreja dos Franciscanos em Áquila. Entre suas obras publicadas a mais lida é "Sermões". Que foi taquigrafado por um de seus discípulos, o método foi inventado por São Bernardino. Por isto, temos integralmente toda sua obra. Fazia discursos, rápidos, leve, acessível e contundente, que continuam atual mesmo nos dias de hoje. Temas preferidos, caridade, concórdia, humildade e justiça. Era duro em suas pregações, dizia: "renegam a Deus por uma cabeça de alho".

São Bernardino de Sena, rogai por nós !

São Bernardino de Sena