São Carlos Lwanga - dia 03 de junho.

São Carlos Lwanga


Conhecendo um pouco de sua história:


   Com a chegada dos missionários católicos na África, o rei Mwanga demonstrou-se um verdadeiro inimigo da religião cristã. Os seus motivos eram manifestos. Influenciado por más amizades, Mwanga praticava a homossexualidade e, não podendo suportar as críticas da moral cristã a esse comportamento, passou a perseguir sistematicamente os cristãos de Buganda. Também não lhe agradava a rejeição dos cristãos ao tráfico de escravos, o qual constituía uma importante fonte de recursos para o reino. Para que pudesse agir como bem entendesse, o rei Mwanga tinha tomado uma firme decisão: teria que riscar o cristianismo do mapa de seu reino.

   Numa manhã, o rei Mwanga reuniu a corte, e pairava no ar uma grande expectativa. Na sala percebia-se a insólita presença de alguns energúmenos (possuído pelo demônio). Enquanto o grupo dos pajens reais, esplêndidos exemplares de beleza negra, se comprimia em volta do trono. A estes o rei Mwanga deu uma ordem esquisita: “Todos aqueles entre vocês QUE NÃO TÊM intenção de rezar podem ficar aqui ao lado do trono; aqueles, porém, QUE QUEREM REZAR reúnam-se contra aquele muro”.

   O chefe dos pajens, Carlos Lwanga, foi o primeiro a se mover do lugar em direção ao muro, depois dele outros quinze. E todos foram mortos por não mais concordar com as ideias anticristã do rei.


    São Carlos Lwanga e seus amigos rogai, por nós!