Nossa Senhora do Belo Ramo - 28 de julho.

Conhecendo a História, de Nossa Senhora do Belo Ramo ou Bétharram.

É um devoção antiga, de antes de 1500, Nossa Senhora do Belo Ramo tinha um Santuário no Sul da França, de nome Bétharram, que em hebreu significa "Belo Ramo". Era na época em que tinha os países dos Francos. A imagem teria sido encontrada num espinheiro, por pastores. Na cidade de Lestelle.

O nome Belo Ramo, vem do seguinte fato. Um menina quando estava colhendo flores nas encostas do rio Gave, ela escorregou caindo no rio e sendo arrastada pela correnteza. Começou a pedir socorro a Nossa Senhora e imediatamente viu perto de sua mão uma galho, com o auxílio do qual pôde chegar á margem, salvando-se. Em agradecimento a Nossa Senhora, a família da menina, mandou fazer um ramo de ouro, que colocou na mão de Nossa Senhora.

Naquele local foi construído um Santuário. Mas no século XVI, havia uma discórdia religiosa entre Católicos e protestantes, com os protestantes destruindo Igrejas Católicas. Foi assim que em 1589, o Santuário de Bétharram, foi destruído e incendiados pelo fogo. Mas os devotos conseguiram "salvar" a Imagem de Nossa Senhora e levaram-na para a Espanha. Lá passaram a venera-la como: "Nossa Senhora à Francesa" ou "Nossa Senhora à Gasconha".

Na noite do incêndio um brilho saia do meio das ruinas. Rapidamente os fieis começaram a reconstrução do Santuário. Em 1616 as primeiras construções ficaram prontas e foram entregues aos Missionários de Garaison. O Rei Luís XIII da França ("O Justo"), mandou anexar uma Capela em honra a São Luís. Com a morte do Rei seu filho Luís XIV assume o trono, e passou a doar ao Santuário uma boa renda, com a qual os missionários reconstruíram inteiramente o Santuário de Bétharram (Belo Ramo). Toda construção foi finalizada em 1661.

No Século XVII, o doutor Hubert, construiu ali um calvário e assim aumentando assim o números de peregrinos a que agora tinham a Calvário e Nossa Senhora para a devoção. Diz-se que a Cruz do alto do Calvário caiu, diante de uma tempestade, mas não se sebe como no dia seguinte estava erguida novamente. Os Padre resolveram então erguer uma Via-Sacra monumento. Que foi destruída em 1789, durante a Revolução Francesa, mas pouparam os edifícios do Santuário.

Em 1831, fundaram ali um seminário para jovens. Em 1837, fundaram uma escola primária. Ali também foi o Seminário Maior do Bispado de Bayone, e Casa Mãe da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, fundada por São Miguel Garricoists, em 1841. Depois se criou ali um curso secundário, o Colégio de Bétharram, que tem ate hoje.

Nossa Senhora do Belo Ramo, Nossa Senhora de Bétharram, rogai por nós!

Doce Coração e Maria, sede nossa proteção!