São Domingo de Silos - dia 20 de dezembro.

Nasceu na Espanha, numa família pobre, simples e cristã. Durante a sua infância trabalhou como pastor de ovelhas. Era muito caridoso. Muitas vezes ofereceu leite de ovelha para andarilhos pobres que passavam por sua região. São Domingos gostava muito de estudar. Por esse motivo seus pais o entregaram ao pároco da paróquia à qual pertenciam. Esse padre tinha criado uma escola que ficava ao lado da igreja.

O Padre queria que ele fosse sacerdote, mas ele foi ser eremita, para viver em oração, na solidão e nos sacrifícios. Depois de um período, resolveu entrar para o Mosteiro Beneditino. Lá se tornou um exemplo de vida monástica.

Com trinta anos, recebeu a missão de restaurar e reabrir o Mosteiro de Santa Maria. Para isto passou a pedir esmola, para conseguir os recursos. Trabalhava de pedreiro e mestre de obras. Após terminar de construir, teve uma surpresa quando o seu pai, e alguns parente, pediram para entrar para a vida monástica.

Terminado a construção, São Domingo, foi enviado para o Mosteiro de São William de La Cogola. Mas, passou a ser perseguido pelo príncipe Navarra. Pois o príncipe queria ficar com os bens do mosteiro. Assim São Domingo, teve que se refugiar em Castela. Lá foi encarregado de reabilitar o Mosteiro de São Sebastião de Silos, em Burgos.

Ficou no Mosteiro de São Sebastião de Silos, por mais de 30 anos, da onde vem o seu nome. "Domingo de Silos". Fez um trabalho tão bom na restauração do mosteiro, que passou a ser considerado como o fundador do mosteiro. Lá também passou a ser grande centro de cultura e evangelização.

São Domingos de Silos, libertou muitos católicos, que foram feito prisioneiros pelos muçulmanos. Era chamado de o "Apóstolo de Castela".

Morreu em 20 de dezembro de 1073, previu o dia de sua morte. É um santo muito popular na Espanha.

São Domingos de Silos, rogai por nós!