São Martinho de Tour

11 de novembro - São Martinho de Tour

Nasceu no ano 315, em Panônia, hoje Hungria. De família pagã, seu pai era oficial do exército romano. Na adolescência começou a ir na Igreja Católica, por curiosidade, então seu pai para afastá-lo do cristianismo, o colocou na cavalaria do exército imperial, com 15 anos. Mas isto não afastou Martinho da Igreja, nem da caridades que fazia.

São Martinho, foi designado para a cidade de Gália, hoje França. Estava cavalgando, numa época de frio, encontrou um pobre com frio, e com pouca roupa. Assim ele, cortou sua manda ao meio, dando a metade ao pobre que estava com frio. À noite, sonhou com Jesus, envolto, na metade de manta que dera ao pobre, Jesus lhe sorria agradecido.

Assim São Martinho, abandonou o exército, para seguir sua fé. Recebeu o batismo de do Bispo Santo Hilário Poitiers, que se tornou seu mestre. Viveu um breve período como eremita na ilha Galinária. Depois o bispo o ordenou Sacerdote. No ano de 360, o Bispo doou, um terreno a São Martinho, em Ligugé, onde ele fundou um mosteiro, que é um dos mais antigo da Europa.

Em 370, morre o Bispo de Tours, o povo, por unanimidade, aclamou São Martinho como Bispo de Tours. Ele não queria, mas aceitou. Mesmo como Bispo não deixou de fazer sua peregrinação missionária. Ela muito zeloso com a liturgia, não parou de evangelizar os pagãos. Visitava com frequência todos as suas paróquias. Fazia sempre caridades. Fundou outro mosteiro, o de Marmoutier.

Como ele disse: "Foi soldado sem querer, Monge por escolha e Bispo por dever". Nos 27 anos de vida episcopal conquistou o amor de todos, por seu e entusiasmo, principalmente com os pobres, os necessitados e de todos os que sofria injustiça. Mas não era muito bem aceito pelo clero, que queria uma vida cômoda, que ele repreendia. Um dos padres que foi contra ele, foi o Padre Brício. Assim ele disse: "Se Cristo suportou Judas, por que eu não suportaria Brício?". São Martinho tinha o Dom de que, através de suas orações aconteciam milagres e muitas curas, principalmente, dos que não tinham recursos para ir ao médico.

Morreu em 8 de novembro de 397, com 81 anos, em Candes, durante uma visita pastoral. Seus funerais, duraram 3 dias, assim sua festa é dia 11 de novembro, dia de seu sepultamento em Tour. Seu episcopado durou 27 anos. É venerado como São Martinho de Tour. Foi o primeiro santo não-mártir a ser cultuado pela Igreja. A metade da manta que São Martinho dividiu com o pobre, esta guardada em um capela.

São Martinho de Tour, rogai por nós !