Nossa Senhora da Conceição da Muxima - 04 de setembro em 2022 -

Nossa Senhora da Conceição da Muxima, também conhecida como Nossa Senhora da Muxima ou Mamã Muxima, é uma devoção Mariana de Angola

Vamos à História:

Em 1560 - Paulo Dias de Novas, chegou aos rio Cuanza com alguns Padre Jesuítas,

Em 1599, com a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Muxima, Luanda, Angola. Logo, lá começaram a acontecer curas e milagres, que os fieis atribuíam a Nossa Senhora Conceição de Muxima. E a notícia destes milagres se espalharam por toda a região. Assim começou a peregrinações ao local. As Romarias, propriamente ditas, começaram em 1833, atraindo milhares de fieis todos os anos, principalmente na sua Festa, que atualmente é na primeira semana de setembro.

Em 27 de outubro de 2013, a imagem de Nossa Senhora da Muxima foi atacada a pauladas por um grupo de sete pessoas durante a Santa Missa. O ataque foi dos maiores atos de intolerância religiosa já registrados no país. A imagem sofreu alguns danos, mas, um ano depois, a imagem já estava plenamente restaurada.

Apesar de a Mamã Muxima ser considerada pelos fieis como padroeira de Angola, mas oficialmente não ouve este decreto de aclamação.

Segundo a tradição, Nossa Senhora apareceu duas vezes naquele local, no século XVII. Os fieis, não só acreditam na intercessão de Nossa Senhora de Muxima, mas que todas a área ao redor da Igreja, em que se reze, pode se conseguir a graça desejada.

A Igreja de Nossa Senhora da Muxima é dos lugares de Angola em que fica bem evidenciado a fé do povo africano.

A Igreja esta localizada à margem esquerda do rio Cuanza, a 40 metros de altitude, Muxima situa-se na província de Bengo, a cerca de 138 Km a sul de Luanda.

Doce Coração de Maria, sede nossa proteção!

Nossa Senhora da Muxima, rogai por nós!