Nossa Senhora Divina Pastora - 15 de outubro.

Tomamos como referência, terceiro domingo de outubro, Festa na cidade de Divina Pastora, em Sergipe.

Nossa Senhora Divina Pastora - Mãe do Bom Pastor - Divina Pastora das Almas. São os três Títulos que Nossa Senhora é invocada no dia de hoje.

Vamos a História:

Origem: Espanha, Sevilha, Ano 1703. É associada aos santos: São João de Deus, São Pedro de Alcântara, Venerável Marai de Jesus de Ágreda e de Santa Maria das Cincos Chagas.

Inicialmente chamada de "Virgen Zagala" (pastora que cuida de rebanho), simbolizando a mãe que cuida de seus filhos.

O Título, Nossa Senhora Divina Pastora, começou na cidade de Sevilha, Espanha. Quando Nossa Senhora, apareceu no dia 24 de junho de 1703. Ela apareceu sentada numa rocha, vestida como uma pastora ao Frade Capuchinho Frei Isidoro de Sevilha, este pediu ao pintor Alonso Miguel de Tovar, que fizesse a tintura segundo sua descrição.

Esta primeira Imagem de Nossa Senhora Divina Pastora, foi apresentada, no dia 8 de setembro de 1703, durante a Reza de um Rosário em praça pública. E 15 dias após foi constituída a "Irmandade Primitiva do Rebanho de Maria". A aprovação do culto a Nossa Senhora com este Título, pelas autoridades Eclesiásticas foi em 1709. Quando foi autorizado a criação de várias Irmandades da Divina Pastora. Tendo o rei da Espanha se associado a uma dela.

Em 1705, foi esculpida a primeira imagem de Nossa Senhora Divina Pastora em tamanho natural, por Francisco Ruiz Gijón.

Em 23 de outubro de 1075, ocorreu a primeira procissão na Igreja de Santa Marina.

Lugares com grande devoção a Nossa Senhora Divina Pastora.

Na Espanha: Sevilha, Cantillana, Málaga e Cádiz.

Há também um grande Santuário da Divina Pastora na Ilha da Trindade, nas Antilhas.

Na Venezuela, a devoção começou por volta de 1738, sevada pelos Frades Menores Capuchinhos. Lá se usa a expressão "Ó Divina Pastora, a Venezuela é Tua!". Sendo Padroeira do Estado de Lara.

No Brasil:

É Padroeira da cidade de Junqueiro, no estado de Alagoas.

Na cidade Gilbués, no Piauí, desde 1851, tem a festa da Divina Pastora, no dia 15 de agosto.

Destacamos o Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, na cidade da Divina Pastora, em Sergipe.

Onde em 1958, foi criada pelo Padre Luciano Duarte, a Festa (Peregrinação) de Nossa Senhora divina Pastora. Todo terceiro domingo de outubro.

A Peregrinação é realizada no terceiro domingo do mês de outubro, com um trajeto de 10 Km, saindo do município de Riachuelo até a Igreja de Nossa Senhora Divina Pastora, na cidade Divina Pastora.


Doce Coração de Maria, sede nossa Proteção!

Nossa Senhora Divina Pastora, rogai por nós!