Santa Eufrásia

13 de março - Santa Eufrásia

Nasceu no ano 380, na Ásia Menor. Filha única, seus pais eram ricos, parentes do imperador romano Teodósio. Em sua infância e juventude, era rodeada de luxo, sem se deixar atrair. Educada na fé cristã, viviam na humildade, apesar de toda riqueza. Quando seu pai morreu, sua mãe resolveu mudar para o Egito. Lá, sua mãe, usou de sua fortuna para ajudar os mais necessitados, sempre em companhia da filha Santa Eufrásia. Visitava e ajudava na manutenção de conventos e hospitais.

Em uma das visitas ao convento, a Santa pediu a sua mãe para ficar lá por definitivo, tinha apenas 7 anos, o que sua mãe permitiu. Apesar da pouca idade, Santa Eufrásia, fazia todas as atividades, das freira, o que deixava as religiosas impressionadas.

Santa Eufrásia tornou-se uma linda moça, e continuava no convento, quando sua mãe veio a falecer. O imperador, queria que a Santa se casasse, com o senador, para fazer que sua fortuna aumentasse ainda mais. Mas a Santa já fizera seus fotos a Deus. Além de recusar o casamento, pediu ao imperador Teodósio que distribuísse seus bens com os pobres.

Um menino, estava morrendo, quando Santa Eufrásia foi visita-lo, fez o sinal da cruz em sua testa e este se curou. Sua fama de santidade se espalhou por toda região.

No dia 12 de março de 412, a superiora do convento, recebeu um aviso em sonho, que Santa Eufrásia, iria morrer e ser proclamada Santa. Muito jovem, e sem ter doença alguma, a Santa mesmo assim, pediu para receber todos os sacramento. E no dia seguinte 13 de março de 412, a Santa teve uma febre muito alta e veio a falecer. Santa Eufrásia, foi sepultado, no convento que entrou desde os 7 anos, não mais saiu de lá.

Santa Eufrásia, rogai por nós !