São Cirilo de Jerusalém

18 de março - São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja

Nasceu em 315, em Jerusalém. De Família rica e cristã. Não se sabe muito sobre sua infância e adolescência. Mas, com certeza estudou as Sagradas Escrituras e também retórica, e outras matérias. Decidiu ser religioso. Foi ordenado sacerdote em 345, aos 30 anos, por São Máximo de Jerusalém. Fazia pregações muitas vezes do lado de fora da Basílica do Santo Sepulcro, pois os não batizados, não podiam entrar. Seus pregações foram anotadas por anônimos, e publicado como "Catequese", o que lhe valeu o título do Doutor da Igreja. Era um tempo de muitas heresias dentro da Igreja.

Em 348, São Cirilo foi nomeado Bispo de Jerusalém. Dos aproximadamente 35 anos como Bispo, foi perseguido, e viveu exilado por 16 anos. Primeiro, foi acusado pelo Bispo Acácio de espalhar heresia. Nada provado, voltou amigavelmente e sem mágoas. Depois foi exilado por ordem do imperador Constâncio, mas foi defendido, pelos Bispos Atanásio e Hilário, conhecidos como Padres da Igreja, (pelos seus conhecimentos). O terceiro e último exílio foi o mais longo. O imperador Valente, herege, exilou todos os bispos que tinham sido anistiados. São Cirilo, foi evangelizar nas cidades da Ásia, ficando por lá por 11 anos. Quando o imperador morreu, em 378, todos os exilados puderam retornar. O imperador Graciano, ordenou que fosse restituídas a todos os Pastores em comunhão com o Papa São Dámaso, para voltarem as suas Dioceses.

O Bispo São Cirilo, tinha um dom de ensinar o Evangelho, no começo de seu ministério era responsável para preparar os adultos convertidos para serem batizados. A evangelização de Santo Cirilo, continua até hoje no catecismo.

As obras escritas de São Cirilo, são 18 discursos catequéticos. Um grande sermão. Uma carta dirigida ao imperador Constantino, e outros, que são atuais até hoje. Seus escritos fora expostos na doutrina cristã. Escreveu sobre os ritos Sacramentas no começo do cristianismo. Falou também sobre os Dogmas da Igreja. Explicou os "porquês" de orações, como: Sacramento de Batismo, Sacramento do Crisma, Sacramento da confissão.

Quanto o povo estava passando por um tempo de dificuldades, não pensou duas vezes, vendeu objetos de valores da Diocese para matar a fome dos pobres. Assim o Bispo São Cirilo viveu a fé cristã na prática.

São Cirilo era uma pessoa calmo e amável, preferia a catequese a assunto polêmicos. Defendeu a doutrina da Igreja na ocasião do I Concílio de Constantinopla, em 382. Era fiel á Santa Sé e á Verdade sobre Jesus Cristo. Chamado de "valente lutador por defender a Igreja dos hereges e falsas doutrinas, e que negavam as verdades da religião Católica".

Morreu em 386, com 70 anos. Foi Canonizado pelo Papa leão XIII, em 1882, que o declarou Doutor da Igreja, pelas suas obras escritas, principalmente, "O Príncipe dos Catequistas Católicos".

São Cirilo, Bispo e Doutor da Igreja, rogai por nós !