Liturgia - 04/02/2024 - Domingo - Cor verde - Tempo comum, Missa própria de domingo.

Proibida intenções de defuntos, exeto Missa de Exéquias.

Santo do dia - São Gilberto.


A Palavra de Deus Alimenta nossa Fé.

   Jesus, Exemplo de Serviço, Obediência e Amor a Deus Pai.


   I Leitura - Apesar de todo sofrimento, Jó não deixa de confiar no Poder de Deus. Jó, Exemplo de Fé em meio aos sofrimentos.


   Com o Salmo podemos dizer: "O Senhor, cura os corações contritos."


   São Paulo, na Segunda Leitura, dá Exemplo aos coríntios e a nós também, dizendo que, não existe para ele glória e nem benefícios em Anunciar o Evangelho. São Paulo, se fez igual a todos para converter o maior número de almas para Jesus, e isso não foi escolha de São Paulo, mas, a caminho  para Damasco, Jesus transformou a vida de São Paulo e nós sabemos o quanto São Paulo sofreu por causa do Evangelho de Jesus Cristo.


   No Evangelho de hoje, Jesus cura a sogra de Pedro e ela passa a servi-Lo. Por outro lado, Jesus não Se deixa prender por qualquer benefícios e  está sempre andando em Missão; curando, expulsando demônios e fazendo diversos Milagres, sem deixar de rezar. 


   Jesus, Nosso Maior Exemplo de Serviço, Desapego e Confiança na Providência de Deus Pai.


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados, principalmente padres e bispos a serem Verdadeiros Servos de Jesus; Obedientes e Fiéis.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por Todos que são Verdadeiros Anunciadores e mesmo em meio aos sofrimentos não desanimam em servi-Lo.

  Te agradecemos Jesus, pela Sua Presença em Nossa vida, pela semana que passou, pelas bênçãos recebidas.

   Te pedimos Jesus, de modo Especial que Abençoe e proteja como pupila dos Seus olhos, no aconchego dos Seus Braços Todos que nos quatro cantos do mundo precisam Anunciar a Palavra de Deus e Testemunhar o Vosso Reino de Amor.  Amém!


   Assim como São Paulo, Todos nós Batizados, devemos fazer parte do Evangelho, testemunhando no dia a dia Nossa Fé,  Esperança e Amor em Deus e ajudando os que estão próximo.


Antífona de Entrada - Salmo 94 (95): 6-7.

Entrai: curvados rendamos homenagens, Bendizendo ao Senhor, Criador nosso. Pois Ele É o nosso Deus e nós o Seu Povo, o rebanho do Seu aprisco.


Oração da Coleta.

   Guardai, Senhor, com paternal bondade a Vossa Família; e, porque só em Vós põe a sua confiança, defendei-a sempre com Vossa proteção.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Jó 7: 1-4. 6-7.

   Leitura do Livro de Jó.


   O homem está na terra cumprindo um serviço, seus dias são de um diarista: como o escravo, suspira pela sombra, como diarista, guarda o salário. Coube-me a sorte noite de fadigas. Ao deitar penso: Quando me levantarei? Torna-se longa a noite e me farto de girar-me até a aurora.

   Meus dias correm mais que a lançadeira e se consomem sem esperança. Recorda que minha vida é um sopro e que os meus olhos não mais verão a felicidade.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus. 


Salmo 146 (147): 1-2. 3-4. 5-6. (R 3a).

"O Senhor, cura os corações contritos." (Resposta).


Louvai o Senhor, pois é bom tocar para Ele,

Nosso Deus merece um Louvor Harmonioso.

O Senhor reconstrói Jerusalém

e reúne os deportados de Israel. (R.).


O Senhor, cura os corações contritos,

e faixa suas chagas.

Conta o número das estrelas,

e põe a cada uma o seu nome. (R.).


Nosso Dono É Grande e Poderoso,

Sua Destreza não tem medida.

O Senhor sustenta os humildes

e humilha os perversos até o pó. (R.)


Segunda Leitura - I Coríntios 9: 16-19. 22-23.

   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


   Anunciar a Boa Notícia não É para mim motivo de orgulho, mas obrigação que me incumbe. Ai de mim se eu não anunciar ! Se o fizesse por iniciativa própria, receberia meu salário; se não é por minha vontade é porque me confiaram um encargo. Qual será, então, meu salário? Anunciar gratuitamente a Boa Notícia, sem fazer uso do direito que Seu Anuncio me oferece. Sendo inteiramente livre, me fiz escravo de todos para ganhar o maior número possível.

   Tornei-me fraco com os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para salvar alguns de qualquer forma. E todo faço pela Boa Notícia, para participar Dela.

   Palavra da Salvação.

   Graças a Deus.


Aleluia - São Mateus 8: 17.

(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).

   Jesus, assumiu nossas fraquezas e carregou nossas enfermidades. (Refrão).


Evangelho - São Marcos 1: 29-39.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Marcos.

  Glória a Vós Senhor.


   Depois que Jesus saiu da sinagoga e com Tiago e João dirigiu-se à casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre, e pediram por ela. Jesus se aproximou, tomou-a pela mão e a levantou. A febre passou e ela se pôs a servi-Los. Ao entardecer, quando o sol se pôs, levavam-Lhe toda espécie de enfermos e endemoniados. Toda a população se aglomerava junto à porta. Jesus curou muitos enfermos de várias doenças, expulsou muitos demônios e não lhes permitia falar pôs O conhecia.

   Bem de madrugada Jesus levantou-se, saiu e dirigiu a um lugar despovoado, e aí esteve rezando. Simão e seus amigos saíram atrás de Jesus e, quando O encontraram disseram-Lhe: "Todos Te procuram".

   Respondeu-lhes Jesus: "Vamos às aldeias vizinha, para pregar também aí, pois Eu vim para Isso".

   E Jesus foi pregando e expulsando demônios em suas sinagogas por toda a Galileia.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Senhor nosso Deus, que criaste o pão e o vinho para auxílio de nossa fraqueza concedei que eles se tornem para nós Sacramento de Vida Eterna.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão. São Mateus 5: 4 e 6.

   Felizes os aflitos porque serão consolado.

   Felizes os que tem fome e sede de justiça porque serão saciados.


Oração depois da Comunhão.

   Senhor nosso Deus, que nos fizesse participar do mesmo Pão e do mesmo Cálice, concedei que, unidos na Alegria e no Amor de Cristo, dêmos frutos abundantes para a salvação do mundo.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.