São Conrado de Piacenza - dia 19 de fevereiro.

Vamos à história: Origem Itália.

Nasceu em 1290, Itália. Nobre e rico, feliz no casamento, gostava muito de caçar. Um dia em uma caçada, colocou fogo na mata, prejudicando muitas pessoas que moravam na redondeza, destruindo casa, plantações e outros bens. Ele então foge para longe, e nas investigações, acusam um caseiro pobre de ter provocado o incêndio. Este foi preso e condenado a morte.

No dia da execução do homem, Conrado, apareceu no local e se apresentou como culpado pelo incêndio, disse não ter sido proposital, e propôs, pagar todos os que foram prejudicados, para isto venderia todos os seus bens. E esta foi a condenação que recebeu, como se apresentou voluntariamente, não deram a ele a pena de morte. Vendeu todos seus bens e de sua esposa e pagou a todos que prejudicou.

Ficando o casal sem nada. Resolveram então se separarem, e comum acordo e seguir a vida religiosa. Assim sendo, sua esposa, entrou para o Mosteiro das Clarissa. São Conrado entrou em um Eremitério Franciscano Terciário, perto de Piacenza. Ali viveu uma vida dura e de oração por 36 anos.

Tornou-se famoso, pelo rigor de penitência que vivia. Rapidamente ganhou a fama de santidade, e o número de visitantes que lá apareciam o impedia de levar uma vida em solidão, que era o que procurava.

Às sextas-feiras ia na cidade visitar doentes no hospital e fazia longa oração diante do Crucifixo da Catedral. Muitos doentes que visitava, se curaram, atribuíram a ele o dom do milagre da cura.

Morreu, ajoelhado diante do Crucifixo, em 19 de fevereiro de 1351, com 61 anos, foi sepultado na Catedral onde costumava rezar, onde é venerado juntamente com São Nicolau de Bari. Foi Canonizado pelo Papa Urbano VII, em 12 de setembro de 1625.

São Conrado, rogai por nós!