Santo Eduardo

13 de outubro - Santo Eduardo

Nasceu em 1004, filhos e Etthelred II e Ema da Normandia. Foi o penúltimo rei saxão da Inglaterra. Quando tinha 10 anos, seu pai, teve que fugir da para a Normandia, por causa da invasão dinamarquesa. Ficou na corte do Duque da Normandia Roberto I, até 1041, quando seu irmão Canuto II, o chamou. Seu irmão morreu no ano seguinte, Eduardo assumiu o trono e restaurou a dinastia saxã. Foi coroado em 3 de Abril de 1043, na Catedral de Winchester.

O tempo que passou na Normandia influenciou no seu reinado. A discórdia entre os súbditos aumentou. Eduardo casou-se com Edite, filha de Godwin, conde de Wessex, em 1405, para acalmar a situação. O pai de Edite, era favorável, mas depois se tornou opositor, por interesse, nas regalias que poderia ter do rei Inglês.

Se casaram, mas permaneceram castro, já que Eduardo muito religioso e sua esposa também, como, sendo uma casamento pela harmonia, combinou isto com sua esposa Edite, esta situação. Governava com justiça o que fez que Santo Eduardo fosse muito querido pelos súditos. Ele suspendeu os impostos que eram arrecadados para o exército, o que arrecadava, ainda ajudava a quem necessitava.

Quando estava na Normandia, prometeu que faria uma peregrinação ao sepulcro de São Pedro em Roma, se Deus ajuda-se os problemas de sua família. Assim, falou aos que lhe ajudava, mas este foram contra, sua ida a Roma. Santo Eduardo perguntou ao Papa São Leão IX, o que poderia fazer, este sugeriu que com o dinheiro da viagem, ajudasse os pobres, e construísse um mosteiro em honra São Pedro.

Seu desapego aos bens material, se faz presente , quando voltava de uma Santa Missa, uma pessoa lhe pediu ajuda, Santo Eduardo, vendo que este representava um grupo de pessoas, o Santo deu a ele o seu rico anel de rei. Esta pessoas tiveram suas vidas transformadas, pelo grande valor que tinha o anel.

Morreu em 1066. Foi sepultado na Abadia de Westminster que mandou construir. Foi canonizado pelo Papa Alexandre III, em 1161. Dois anos depois de sua morte seu corpo se mantinha incorrupto, foi translado por São Tomás Bechet a uma Capela do coro da abadia de Westminster, da qual Santo Eduardo construiu.

Santo Eduardo, rogai por nós !