São Galdino

18 de abril - São Galdino

Nasceu em 1096, em Milão, Itália. Galdino Della Sala. De família nobre.

Quando o Papa Adriano IV morreu, em 1159, se criou um cisma (separação dentro da Igreja), São Galdino então defendia o Papa Alexandre III, que fora escolhido. Mas, tinha o antipapa Victor IV, que era apoiado pelo imperador Federico Barbarossa e seus Cardiais. Em Milão São Galdino que era Arquidiácono, (encarregado por administrar uma parte da diocese), assumiu publicamente ser contrário a Victor IV. O imperador cercou a cidade de Milão, arrasando com a cidade, em 1162. Só não matou São Galdino, que foi se abrigar em Gênova, onde estava o Papa Alexandre III, que mais tarde foi para Maguelone, Montepellier e Clermont. Foi para Sicília e finalmente retornou a Roma em 1165.

Estando, o Papa Alexandre em Roma, em 15 de dezembro de 1165, nomeou São Galdino, Cardeal, de Santa Sabina. Em 27 de março de 1166 o nomeou Arcebispo de Milão. Em 1167, fez de São Galdino um Legado Apostólico (Legado Papal, tem poderes sobre assuntos de fé católica, para decisão de assuntos eclesiástico).

Quando a Liga Lombarda (união do Papa, com imperadores de várias regiões, e outros), expulsou o imperador Barbarossa. São Galdino pode finalmente assumir a Sé. Expulsou todos os padres fiéis a Teologia de Victor IV. São Galdino também consagrou novos bispos em Lodi, Alba, Cremona, Vercelli, Asti, Turim, Novara, Brescia e Alexandria.

Morreu em 18 de abril de 1176, com 80 anos. Em Milão, Itália. Morreu, quando acabara de fazer um sermão inflamado contra os hereges. Foi canonizado pelo Papa Alexandre III, em Roma.

São Galdino, rogai por nós !