São José Calazans

25 de agosto - São José Calazans

Nasceu em 11 de setembro de 1557, em Aragão, Espanha, no castelo de seu pai. Filho de Dom Pedro Calazans e Dona Maria Gastónia. Foi o primeiro dos 5 filhos do casal. Sua mãe e um irmão, morreram quando ainda estudava na escola primária. Estudou na Universidade de Lareda, em Valença e em Alcada de Henares. Graduou-se em Direito Canônico e em Teologia. Seu pai desejava que ele fosse soldado. Teve uma doença grave em 1582, o que fez ele mudar seus interesse. Resolveu então seguir a vida religiosa.

Em 17 de dezembro de 1583, foi ordenado sacerdote. Foi inicialmente Pároco em Albarracin. Secretário do Bispo e confessor. Muito zeloso, implantou maior disciplina no clero da região. Foi Vigário Geral, em Templo, na Espanha. Doou grande parte de sua herança e renunciou ao restante e foi para Roma em 1592. Trabalhou com o Cardeal Ascanio, de Colonha, como conselheiro teológico e espiritual do cardeal. Em 1595, ajudou a atender as vítimas de praga. Milagrosamente não se contaminou. Tentou colocar as crianças pobres na escola. Os professores, não aceitaram um aumento no número de alunos, sem um aumento de salários.

Assim, resolveu em novembro de 1597, José e mais dois outros padres, fundaram uma pequena escola para crianças pobres. A escola deu origem a uma Ordem Religiosa. Muito rápido, ele já tinha diversos professores e centenas de alunos. Em 1602, mudaram para o Palácio de Torres, um lugar com mais salas.

Em 1621, a comunidade foi reconhecida como Ordem Religiosa "La Sciole Pio", Congregação dos Clérigos Regulares de Pias. Os religiosos fizeram o votos de pobreza, obediência e castidade, fizeram também o voto de assumir a educação da juventude. São José Calazans foi nomeado o superior geral. Logo se expandiram, alcançando a Itália, Boêmia, Alemanha e Polônia.

Com o crescimento, veio também o ciúmes e as perseguições. Inclusive por parte de alguns religiosos da Ordem. A amizade de São José com o astrônomo Galileu, uns bispos viram um certo problema nesta amizade. Outras Ordens ficaram com medo de ter que acabaram por causa dos Clérigos Regulares. Mas a Ordem continuou com a aprovação do Papa.

São José Calazans, era alvo de muitas perseguições e calúnias, e sofreu provações e humilhações. Muitas da acusações nada tinham a ver com a Congregação. Ele se manteve calmo e sereno, nos momentos difíceis, por ter uma grande confiança em Deus. Mesmo quando viu a ordem que fundará quase ser extinta. Foi acusado de incompetente pelo Padre Mario Sozzi, que acabou ser tornando superior da Ordem. Com a morte do Padre Mario em 1643, foi substituído pelo Padre Cherubino, seguindo o mesmo parâmetro do Padre Mário,, quase acabando com a Ordem. Mas o Papa que mandará investigar as acusações contra o Padre José. A comissão Papal, viu que as acusações foram falsas, e recolocaram São José Calazans como Superior da ordem em 1645. Mas os problemas continuaram, em 1646 o Papa Inocêncio X dissolveu a Ordem e colocou os padres sob a jurisdição dos bispos locais. A Ordem volta a se reorganizar em 1656, oito anos após a Morte de São José. Seus trabalhos continuam até os dias de hoje.

Em, 25 de agosto de 1648, com 90 anos, morre São José Calazans, de morte natural, em Roma. Foi enterrado em são Pantaleone, Roma. Foi Beatificado em 18 de agosto de 1748, pelo Papa Benedito XIV. Foi Canonizado em 16 de junho de 1767 pelo Papa Clemente XIII. É padroeiro das escolas.

São José Calazans, rogai por nós !