Liturgia - 20/02/2024 - Terça-feira - Cor Roxo - Sétimo dia da Quaresma.

Santo do dia - Santa Jacinta e São Francisco, Pastorezinhos.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   A Verdadeira Oração – O Pai Nosso.


   A Primeira Leitura nos diz que, tão certo como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam sem ter cumprido suas funções, igualmente ocorrerá com a Palavra de Deus, isto é,  tudo que saiu da boca do Senhor, Tudo que Ele Prometeu; antes do fim do mundo Tudo se realizará, 

   A Palavra do Senhor Poder é capaz de transformar. Deus quer que Todos se convertam e sejamos Santos como Ele É.  Deus quer nos ajudar nesta Missão. 


   Vinde Espírito Santo, iluminar e ajudar a Todos os Batizados a aproveitarem este tempo forte de Conversão.  


   Com o Salmo podemos dizer: "Se gritam os justos, o Senhor escuta e os livra de todos os perigos."


   Jesus, no Evangelho de hoje, nos Ensina a rezar de maneira simples, sincera para com Nosso Pai do Senhor. Porém, devemos prestar atenção quando estivermos rezando ao Pai do Céu, através da Oração do Pai Nosso, pois esta oração está cheia de bênçãos de Deus para nós, mas também compromissos que devemos honrar.

   Devemos rezar esta oração todos os dia, pois, na primeira parte estamos respeitando a Santidade do Nome do Senhor e pedindo que venha Seu Reino e seja feita a Sua vontade em nossa vida. Na segunda parte, pedimos o pão necessário para cada dia, isto é,  pedimos ao Senhor,  a Todos, o que necessitamos para o dia, deste de alimentos, Fé,  Esperança, Amor, Paciência e Perseverança… também, pedimos que nos perdoe, isto é,  que nos ajude em nossa Conversão e também nos ajude a perdoar quem nos prejudicou ou ofendeu. E por fim, mas não menos importante, que não nos deixei cair em tentação e nos livre do mal. 


   Vinde Espírito Santo, iluminar Todos os Batizados para que se habituem a Rezar o Pai Nosso Todos os dia, principalmente quando tentados a: pecar, a não perdoar, a não ajudar.

  Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por nos Ensinar a Reza o Pai Nosso.

   Te agradecemos a Jesus, pelas bênçãos contidas nesta Santa Oração.

   Te agradecemos Senhor Deus, por cumprir Sua Palavra.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Que Deus nos ajude, a também, cumprir nossa parte na oração do Pai Nosso.


(Obs.: Colocamos a tradução da Biblia, mais fiel possível a tradução de São Jerônimo, pois, nas considerações inicias da Vulgata, nos diz para não se mudar nada do que está escrito da Tradução do Hebraico e Aramaico). Por isto a Oração do Pai Nosso, é um pouco diferênte do que Rezamos habitualmente.


Antífona de Entrada - Salmo 89 (90): 1-2.

   Senhor, Tu foste nosso refúgio de geração em geração. Antes que nascessem as montanhas ou fosse gerado a órbita da terra, desde sempre e para sempre Tu És Deus.


Oração da Coleta.

   Olhai, Senhor, para a nossa família e fazei qeu a nossa alma, purificada pela penitência do corpo, resplandeça cada vez mais com a luz da Vossa presença.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - amém.


Primeira Leitura - Isaías 55: 10-11.

   Leitura do Livro de Isaías.


   Palavra do Senhor: "como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam para lá, mas regam a terra, e fecundam e a fazem germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer, assim será a Minha Palavra, que sai de Minha Boca: não voltará vazia para Mim, mas realizará a Minha Vontade e cumprirá a Minha Recomendação.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 33 (34): 4-5. 6-7. 16-17. 18-19. (R 18b).

"Se gritam os justos, o Senhor escuta e os livra de todos os perigos." (Resposta).


Engrandecei comigo o Senhor,

exaltemos juntos o Seu Nome.

Contemplai-O e ficareis radiantes,

vosso rosto não se envergonhará. (R.).


Este pobre clamou e o Senhor o escutou,

e o salvou de todos os seus perigos.

O Anjo do Senhor acampa

ao redor de Seus Fiéis, protegendo-os. (R.).


O Senhor dirige os olhos para os justos,

os ouvidos aos seus clamores.

O Senhor enfrenta os que agem mal,

para extirpar da terra a memória deles. (R.).


Se gritam, o Senhor escuta

e os livra de todos os perigos.

O Senhor está perto dos atribulados

e salva os abatidos. (R.).


Aclamação do Evangélho - São Mateus 4: 4b.

(Refrão) - Grade e Admirável são as Vossas Obras Senhor. - (Repete-se).

"Não somente de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus." (Refrão).


Evangelho - São Mateus 6: 7-15.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

  Glória a Vós Senhor.


  Disse Jesus: "Quando rezardes, não sejais faladores como os pagãos, que pensam que à força da palavras serão ouvidas. Não os imiteis, pois vosso Pai sabe do que necessitais, antes que o peçais. Rezei assim:

   Pai nosso do Céu ! Seja respeitada a Santidade do Teu Nome, venha Teu Reinado, cumpra-se Tua Vontade na terra como no Céu; dá-nos hoje o pão de amanhã, perdoa nossas ofensas como também nós perdoamos os que nos ofendem, não nos deixes morrer à prova e livra-nos do maligno. Pois se perdoais aos homens as ofensa vosso Pai do Céu vos perdoará, mas se não perdoais aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará vossas ofensas."

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor. 


Oração de Oferecimento.

   Deus Criador Todo Poderoso, recebei estes dons que nos vieram das Vossas mãos e transformai estes alimentos da nossa vida presente em Sacramento de Vida Eterna.

   Por Cristo nosso Senhor. -  Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 4: 2.

   Quando Te chamo, responde-me, Deus meu defensor; Tu que no aperto me deste alívio, tem piedade de mim, ouve a minha Oração.


Oração depois da Comunhão.

   Pela Comunhão nos Vossos Mistérios, ensinai-nos, Senhor, a modelar os desejos das coisas terrenas e a amar os Bens Celestes.

   Por Cisto nosso Senhor. -  Amém.