Santo Hugo de Grenoble

01 de abril - Santo Hugo de Grenoble

Nasceu em 1053, em Castelo Novo, França. Seu pai Odilon, era soldado da corte, ficou vivo e casou-se de novo. São Hugo foi filho do segundo casamento. Sua mãe não frequentava a corte, ficava em casa cuidando da educação dos filhos.

Com 27 anos foi ordenado sacerdote, foi para diocese de Valense, onde foi nomeado cônego. Foi, depois enviado para a diocese de Lião, como secretário do Arcebispo. O Papa Gregório VII o chamou para trabalhar com ele.

O Papa o envia para a diocese de Grenoble, uma diocese antiga próxima aos alpes, entre Itália e França, que tinha uma biblioteca rica em códigos e manuscritos antigos. Morava lá, um grande número de Habitantes, o cargo de Bispo estava vago a muito tempo, e a igreja estava sem disciplina eclesiástica e os bens da Igreja estavam depredados. Neste clima que São Hugo foi nomeado Bispo, a resistência era muita e ele renunciou ao cargo e retirou-se para um mosteiro. Mais após dois anos, o Papa convencido que ele era o indicado para o cargo, o convenceu e São Hugo reassumiu o cargo.

Foram aproximadamente 50 anos na frente da diocese, reergueu a diocese, e até foi aberto lá o primeiro Mosteiro da Ordem dos Monges Cartuchos. São Hugo, já debilitado pela idade, pediu para ser afastado do cargo, o Papa Honório lhe respondeu: "Prefiro um bispo velho e doente a frente da diocese, do que um jovem saudável, para o bem do rebanho". O Papa, porém compreendendo seu estado de saúde e sua idade avançada, o dispensou do Bispado. Viveu por mais algum tempo na tranquilidade.

Morreu em 1132, com 79 anos. Foi Canonizado pelo Papa Inocente II, em 22 de abril de 1134, dois anos após sua morte. Seu corpo foi queimado pelos protestantes inspirados por João Calvino, durante a guerra francesa de religião.

São Hugo, rogai por nós !