Santo Agostinho de Cantiária

Dia 27 de maio - Santo Agostinho de Cantiária

Nasceu, no início do século VI, em Roma, Itália. Monge Beneditino, do Mosteiro de Santo André, Roma, fundado pelo Papa São Gregório Magno. E foi o Papa, que enviou, em 596, 40 monges beneditinos, para as Ilha Britânicas, sob o comando de Santo Agostinho. Antes de ir se inteirou das dificuldades que a missão encontraria lá. Mas, todos que lá estiveram o desaconselharam, ele ir para as ilhas. Resolveu ir, pois soube, que o rei de Kent, Etelberto, tinha se casado com a princesa católica Berta.

Chegaram de forma triunfante, ao desembarcarem, os monges seguiram em procissão ao castelo do rei, tendo a cruz á sua frente e entoando pausadamente cânticos sagrados. Santo Agostinho, colocou ao rei as verdades da religião cristã e pediu permissão para pregá-las em seus domínios. Mesmo sendo contrário, mas devido a coragem e a sinceridade do religiosa, o rei deu permissão.

Em 597, mais de dez mil pessoas já tinham recebido o batismo, a começar pelo rei Etelberto e toda a corte.

Santo Agostinho, foi nomeado Arcebispo de Cantuário, tendo fundado lá a primeira diocese. Pelo sucesso da evangelização, o Papa Gregório Magno, enviou mais missionários à Inglaterra. Mais tarde fundou as dioceses de Londres e de Rochester. Não conseguiu a conversão total da ilha, porque, a Inglaterra era dividida entre vários reinos rivais. As sementes de evangelização plantada cresceu ao decorrer dos séculos.

Morreu, dia 25 de maio de 604, foi sepultado na igreja da Cantuária, que recebe o seu nome e guarda suas relíquias. Sua festa é em 27 de maio.

Santo Agostinho de Cantiária, rogai por nós !

Santo Agostinho de Cantiária