Liturgia - 05/04/2024 - Sexta-feira da Oitava da Páscoa - Cor branco.

Proibida a Missa de defuntos, exeto exequial. 

Santo do dia - Santa Maria Clemencia.


A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.

   Jesus Pedra Angular!


   Após a morte e Ressurreição de Jesus, os Discípulos incansavelmente Anunciaram a Palavra de Deus e Testemunharam Jesus e Seu Reino de Amor, e Todos que ouviam a Palavra, abraçavam a Fé.

  A Leitura nos mostra, que, com a pregação de Pedro, se converteram cerca de cinco mil, e que, os sacerdotes incomodados queriam proibi-los, e, São Pedro repleto do Espírito Santo, disse-lhes que todas as Curas e Milagres que eles fazem, eram  Nome de Jesus, Aquele que eles haviam mandado matar, mas, Deus O Ressuscitou dentro os mortos. São Pedro também lhes disse que, Jesus a Quem eles o rejeitaram tornou-Se Pedra Angular e que não existe outro Nome debaixo do Céu pelo qual devamos ser Salvos!


  Vinde Espírito Santo, ajudar Todos os Batizados, a seguir o Exemplo de Jesus e dos Discípulos e não desanimarmos e nem abandonarmos nossa vida de Anunciadores. Mas, seguir sempre Testemunhando Jesus e Seu Reino de Amor!


   É vivendo no dia a dia, com bons Testemunho que provamos ser Batizados em Nome de Jesus!


   Com o Salmo podemos dizer: A Pedra que os construtores rejeitaram tornou-Se Pedra Angular!


   No Evangelho, Jesus aparece para os Discípulos e ensina-os a pescar, e através deles, a  nós ensina também.

  Que Seus Exemplos, ajude os rejeitamos, assim como foi Jesus e  os perseguidos como os Discípulos, a Não Desanimarem e sim redobrar as Orações e Testemunharmos que somos Batizados em Nome de Jesus e devemos no dia a dia Anunciar a Palavra de Deus e dar Bons Testemunhos de vida.  

   Obedientes a Palavra de Jesus devemos lançar nossa rede em águas profundas.


   Todos os Batizados, são chamados a lançar suas redes, isto é, Rezar pela conversão dos pecadores, pelas famílias, pela Igreja, pelo Papa Francisco e pelos sacerdotes, pois, Rezar e também é lançar redes, é pescar em Águas Profundas e longínquas. 


   Vinde Espírito Santo, iluminar e animar Todos os Batizados a lançarem as redes em Águas Profundas!

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus, em Sua Una Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


  Te agradecemos Jesus, por TODOS que hoje, a Exemplo dos Discípulos, não desanimam na Evangelização e também através das suas Orações, lançam a rede em Águas Profundas.

   Te agradecemos Jesus, por Ser para Todos os Rejeitados e Perseguidos; Pedra Angular.

   Somos Gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com todos nós. Amém!


   Que Todos os rejeitados da Bíblia, especialmente Jesus, intercedam junto a Deus Pai para que, os rejeitados da atualidade, não desanimem, ao contrário, que unam cada dia, através da oração e uma vida espiritual com Deus Pai.


Antífona de Entrada - Salmo 77 (78): 53.

   O Senhor, conduziu seguro, sem alarmes, Seu Povo, enquanto o mar cobria seus inimigos. - Aleluia.


Diz-se o Glória.


Oração da Coleta.

   Deus Todo Poderoso e Eterno, que, na Páscoa da Nova Aliança, oferecestes aos homens o Dom da reconciliação e da Paz, fazei que realizamos na vida o que fazemos na Fé.

   Por Cristo nosso Senhor, Vosso Filho, que É Deus e convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Atos dos Apóstolos 4: 1-12.

   Leitura do Livro dos Atos dos apóstolos.


   Enquando, Pedro e João, falavam ao povo, apresentaram-se os sacerdotes, o comissário do Templo e os saduceus, irritados porque instruíam o povo, anunciando a ressurreição da morte por meio de Jesus. Prenderam-nos e, como era tarde, os colocaram na prisão até o dia seguinte. Muitos daqueles que ouviram o discurso abraçaram a Fé, e assim a comunidade chegou a uns cinco mil. No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os senadores e os letrados, também Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, João e Alexandre e todos os familiares do sumo sacerdote. Fizeram os Apóstolos comparecerem e os interrogavam:

   "Com que poder ou em nome de quem fizestes isso?"

   Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu:

   "Chefes do povo e senadores: por ter feito um benefício a um enfermo, hoje nos interrogais sobre quem curou este homem. Pois conste a todos vós e a todo o povo de Israel que foi em Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, quem crucificastes e Deus O ressuscitou da morte. Graças a Jesus, este homem está curado em vossa presença. Jesus É a Padra rejeitada por vós, arquitetos, que se tornou em Pedra angular. Nenhum outro pode proporcionar a salvação; não há outro nome sob o céu, concedido aos homens, que possa salvar-nos."

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 117 (118): 1-2 e 4. 22-24. 25-27a. (R 22. ou Aleluia).

"A Pedra que os arquitetos desprezaram é agora a Pedra Angular." (Reposta).


Dai Graças ao Senhor, porque É Bom,

porque É Eterna Sua Misericórdia.

Diga a casa de Israel:

É Eterna Sua Misericórdia.

Digam os fiéis do Senhor:

É Eterna Sua Misericórdia. (R.).


A Pedra que os arquitetos desprezaram

é agora a Pedra Angular.

É o Senhor quem fez isso,

e nos parece um milagre.

Este é o dia em que o Senhor fez:

vamos festejá-Lo e celebra-Lo. (R.).


Salva-nos, por favor, Senhor,

por favor, dá-nos êxito, Senhor !

Bendito em Nome do Senhor

Aquele que vem!

Nós Vos abençoamos desde a Casa do Senhor.

O Senhor é Deus, ele nos ilumina. (R.).


Aleluia - Salmo 117 (118): 24.

(Refrão) -  Aleluia ! - (Repete-se).

   Este é o dia em que o Senhor fez: vamos festejá-Lo e celebrá-Lo. (Refrão).


Evangelhos - São João 21: 1-14.

   O Senhor Esteja conosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

   Glória a Vós Senhor.

 

   Jesus, apareceu novamente aos Discípulos junto ao lago do Tiberíades. Apareceu assim:

  Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado gêmeo), Natanael de Caná da Galileia, os Zebedeu e outros dois Discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: "Vou pescar".

   Respondem-lhe: "Vamos contigo."

   Sairam, pois, e subiram à barca; mas nessa noite nada pescaram. Já de manhã estava Jesus na praia; mas os Discípulos não reconheceram que era Jesus.

   Disse-Lhes Jesus: "Jovens, tendes algo para comer?"

   Responderam: "Não."

   Disse-lhe Jesus: "Lançai a rede à direita da barca e encontrareis".

   Lançara a rede e não podia arrastá-la por causa da multidão de peixes. O Discípulos predileto de Jesus disse a Pedro: "É o Senhor !" Quando Pedro ouviu que era o Senhor, vestiu a roupa de baixo, pois não vestia outra coisa, e se atirou à água. Os Discípulos se aproximaram no bote, arrastando a rede com os peixes, pois não estavam longe da margem, apenas uns duzentos Côvados. Quando saltaram em terra, veem brasas preparadas e sobre elas peixe e pão.

   Disse-lhes Jesus: "Trazei algo do que pescastes agora."

   Subiu Simão Pedro arrastando para a terra a rede repleta de peixes grandes: Cento e cinquênta e três peixes. E embora fossem tantos, a rede não se rasgou.

   Jesus lhes diz: "Vinde comer."

   Nenhum dos Discípulos se atrevia a perguntar-Lhe quem era, pois sabiam que Era o Senhor. Jesus se aproxima, toma o pão e o reparte, e fez o mesmo com o peixe. Esta foi a terceira aparição de Jesus, já ressuscitado, a Seus Discípulos.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   Realizai em nós, Senhor, o mistério desta admirável troca de Dons Pascais, para que, das inclinações aos bens terrenos, passemos ao amor dos Bens Eternos.

   Por Cisto nosso Senhor. - Amém.


Antífona da Comunhão - São João 21: 12-13.

   Disse Jesus: "Vide Comer !" Jesus se aproxima toma o pão e o reparte, o mesmo fez com o peixe. Aleluia.


Oração depois da Comunhão.

   Guardai sempre, Senhor, com o Amor de Pai o povo que salvastes, para que se alegrem com a Ressurreição do Vosso Filho aqueles que foram remidos com a Sua Paixão. Aquele que Vive e Reina, pelos séculos dos séculos. - Amém.