São Materno de Colônia

14 de setembro - São Materno de Colônia

Nasceu no século III - Foi o primeiro bispo de Colônia, na Alemanha. No século III. Consta, na cidade de Trier, na Alemanha, que São Materno veio da palestina. Foi enviado, para evangelizar na Germânia. Fazendo de Trier a primeira sede episcopal cristã da Alemanha.

São Materno, Bispo de Colônia, foi quem libertou a Igreja das perseguições, com ajuda do imperador Constantino. Mas a Igreja tinham divisão interna. São Materno foi chamado da Alemanha para resolver os conflitos no norte da África, "o cisma donatista". Liderados pelo bispo Donato, não aceitava perdoar os que tinham renegado a fé para não morrerem. Este eram considerado indignos. Não aceitavam o bispo Cecilliano, porque um dos bispo que o elegeram tinha renegado a fé, durante as perseguições.

Era aproximadamente 313, o imperador Constantino, escreveu ao Papa Melquior, para convocar a todos para uma decisão favorável ou não as questões. Presente também Santo Agostinho de Hipona. Mas estas questões não tiveram um desfecho.

São Materno, era considerado santo pelos fieis em Trier, e a população começa a venera-lo após a sua morte.

Morreu em 14 de setembro de 328. Seus resto mortais encontram-se na Catedral de Trier. Seu culto foi autorizado pelo Vaticano, pelas devoções dos fieis, e sua festa mantida no dia 14 de setembro.

São Materno, rogai por nós !