São Severino

08 de janeiro - São Severino

Nasceu em 410, em Roma Itália. De família rica. Falava fluentemente o latim. Apesar de muito estudo era humilde. Ele tinha o Dom de interceder pela cura, além do Dom da profecia e do aconselhamento. Um sacerdote que vivia corretamente.

Era uma época, em que o Ocidente sofria várias invasões, de vários povos. As pessoas buscavam auxílios nas igrejas, além do abrigo seguro que lhes proporcionavam os padres e religiosos na Igreja. São Severino aproveitava para evangelizar os refugiados.

Em 554, São Severino foi enviado à Nórica ( atual, Áustria à Baviera, na Alemanha), em seguida vai para a Pominia, na Áustria, às margens do rio Danúbio. Lá ele passou a evangelizar alem das pessoas ameaçadas, mas também bárbaros e pagãos. Em 455, foi para Melk, depois para Ostembur, onde passou a viver em uma cabana, em penitência e oração.

Por não ter um local, fixo para morar, ele acabou fundando mosteiros em várias cidades. Com dom da profecias, comunicou a invasões de várias cidades, por Atila, rei dos hunos, da Hungria, mas não acreditavam nele. Pouco depois dele partir da cidade aconteciam as invasões na data prevista. São Severino, ajudava e socorrias as pessoas nas cidades invadidas, ganhando respeito até dos inimigos, pelo seu trabalho.

Entre suas revelações, estão a data de sua morte, e que sua Ordem Religiosa seria expulsa da região do Danúbio. Aconteceram vários milagres e graças alcançadas por sua intercessão.

Morreu em 8 de janeiro de 482, depois que pronunciou a frase do Salmo 150: "Todo ser que tem vida, a deve ao Senhor". Seu túmulo está em Nápoles, na Igreja dos Beneditinos. É muito venerado na Alemanha e na Áustria. Considerado padroeiro dos prisioneiros.

São Severino, rogai por nós !