São Cláudio Colombiere

15 de fevereiro - São Cláudio Colombiere

Nasceu, em 2 de fevereiro de 1641, em Sanit-Symphorien, França. Filho de família rica, nobre e cristã. Seu pai desejava que ele fosse, religioso, mas não era esta a vontade do Santo, na sua infância e nem na adolescência. Mas, foi estudar no colégio dos Jesuíta em Lion. Observando os Jesuítas, sua sabedoria, e sobretudo exemplo de vida, resolve entrar para a Companhia de Jesus, onde continuou seus estudos. De Lion foi para Avinhom e depois para Paris, onde foi ordenado sacerdote. Em 1675, professou os votos na ordem dos Jesuítas, e foi designado para comandar a pequena comunidade Jesuíta em Parai-le-Monial, França.

Padre Cláudio, passa a ser confessor do Mosteiro da Visitação. Lá conhece Santa Margarida Maria Alacoque, religiosa de 28 anos, doente e em cama, por fortes dores reumáticas. Santa Margarida, recebera do próprio Jesus as revelações da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Já em vida, ela, era considerada Santa, e também muito sábia.

Mas, era um tempo em que, quem tinha devoção ao Sagrado Coração de Jesus, eram considerados idólatras, sendo atacados com palavras e ameaças. Padre Cláudio, como confessor de Santa Margarida Maria Alacoque, passou a estudar as revelações da Santa através da teologia, assim com base teológica declarou serem verdadeiras. A devoção do Sagrado Coração de Jesus, deixou de ser perseguida, para se introduzir definitivamente na Igreja, é uma das mais antigas devoções que permanece até os dias de hoje.

Em 1674, Padre Cláudio, é transferido para Londres. Foi ser capelão de Maria Beatriz D'Este, esposa do duque de York Carlos II, que foi futuramente, rei da Inglaterra. Era época em que na Inglaterra a igreja Católica era perseguida. Mas, Padre Cláudio celebrava Missas na Capelinha do duque de York. Muitos padres exilados, freiras e religiosos, e fieis em geral, passaram a ira lá participar da Santa Missa, que era proibido na Inglaterra. O Padre Cláudio, manteve acessa a fé dos cristãos, perseguidos.

Depois, como Jesuíta Missionário, que era, foi mandado para às colônias da América. Após 18 messes foi acusado de querer reerguer a Igreja Católica, nas colônias da Inglaterra. Foi preso, mas como era amigo do rei da França, este interveio, em vez da prisão foi expulso das colônias inglesas da América.

Em 1681, Padre Cláudio Colombiere, já debilitado, volta a França. Seu irmão tentou persuadi-lo, a fazer um tratamento de saúde em locais mais saudável, mas ele não aceitou.

Ele porém, já havia recebido uma mensagem de Santa Margarida Maria Alacoque que dizia: "O Senhor me disse que sua vida findará aqui". Assim aconteceu.

Morreu em 15 de fevereiro de 1683, em Parai-le-Monial, França. Seu corpo foi sepultado no Convento dos Padres Jesuítas. Foi beatificado pelo Papa pio XI, em 16 de junho de 1929, no Vaticano. Foi Canonizado pelo Papa João Paulo II, em 21 de maio de 1992, no Vaticano. É o padroeiro da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

São Cláudio Colombiere, rogai por nós !