Santa Ângela de Foligno

04 de janeiro - Santa Ângela de Foligno

Nasceu em 1248, em Foligno, na Itália. De família rica, educação nobre, viveu em meio a fartura e aos prazeres mundanos. Seus pais não lhe deram uma educaram na fé cristã. Ângela era pagã. Vivia valorizando as aparência e a vaidade. Casou-se nova com um cavaleiro, teve dois filhos. Gostava de festas e divertimentos, de roupas novas e joias. Quando seus pais se converteram ao cristianismo, passaram a rezar por sua conversão. Tudo ia bem na vida de Santa Ângela, mas de repente seus filhos morreram tragicamente. Assim todo sua vaidade, sua confiança em sua riqueza, passaram a não ter mais sentido em sua vida. Santa Ângela, começou a procurar um outro sentido em sua vida.

Santa Ângela, passou a busca de Deus. Assim escreveu em sua autobiografia: "Descontente de mim mesmo, comecei a pensar seriamente em minha vida. Deus mostrou meus pecados, e minha alma encheu-se de pavor ! Prevendo a possibilidade da minha condenação, tamanha era a minha vergonha, que não tive coragem de confessar todos os meus pecados. Assim várias vezes ocorreu que recebi o Santo Sacramento em pecado. Vi minha consciência atormentar dia e noite. Pedi a Nossa Senhora para me conduzir a um sacerdote esclarecido para fazer minha confissão geral. Esta oração foi atendida, mas não senti nenhum amor a Deus, mas tanto mais arrependimento, dor, e vergonha dos meus pecados". Com a conversão ela trilhou o caminho do amor e da santidade, passou a dedicar a sua família. Se arrependeu de seus pecados , e passou a ter devoção a Sagrada Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Santa Ângela reconstituiu sua vida com base no Evangelho e na fé em Deus. Mas após a morte de seus filho, perde também seu marido, por doença. Ai, a Santa segurou nas mãos de Deus e procurou uma vida de oração. Foi fazer uma peregrinação a Assis, Itália. Lá, sentiu-se atraída pelo amor de Deus e modificou radicalmente sua vida. Vendeu seus bens e doou o dinheiro aos pobres, se recolheu e orações, e sempre fazia peregrinações à Assis.

Santa Ângela, entrou para a ordem Terceira de São Francisco, fez votos de castidade e pobreza. Passou a ter visões e revelações de Jesus. Sentiu em si mesma os sofrimentos da Cruz de Cristo. Passou a ter grandes tentações, que eram seu maior sofrimentos. Foi tentada a abandonar a fé e voltar ao materialismo.

Com orações e sacrifícios, superava as tentações. Assim escreveu: "Seria mais tolerável para mim sofrer todas as dores, suportar as torturas mais horrorosas dos mártires, que me ver exposta às tentações diabólicas contra a pureza. Ela fazia visita aos pobres, lhes levando ajuda espiritual e material. Um dia, sonhou com São Francisco de Assis dizendo para que ela, fosse a Assis. Lá, ela sentiu todas as dores do flagelo de Jesus. O que escreveu em seu livro "Experiências Espirituais", livro que passou a ser a base da formação das Religiosas de sua época. Este livro também rendeu a Santa Ângela o título de mestra dos Teólogos.

Antes de sua morte, ficou livres das tentações. Morreu no dia que tinha profetizado, que morreria, em 4 de janeiro de 1309, em Foligno, Itália. Foi enterrada na Igreja de São Francisco de Assis, em Foligno, Itália. Foi beatificada pelo Papa Inocêncio em 1693. Foi canonizada pelo Papa Francisco, na Praça do Vaticano, em 9 e outubro de 2013.

Santa Ângela, rogai por nós !