São Martinho de Dume (ou de Braga).

20 de março - São Martinho de Dume (ou de Braga).

Nasceu em 518, na Panónia, atual Hungria,. Estudou grego e ciências eclesiásticas no Oriente. Depois, foi para o Ocidente, Roma e França, para continuar os estudos, onde visitou o túmulo de Martinho de Tour, seu conterrâneo.

Fundou o Mosteiro de Dume, onde começou suas pregações. Em 556 criou a Diocese de Dume, um caso único na história cristã, estabelecer uma Diocese onde era superior no mosteiro. Foi então o primeiro Bispo de Dume.

Quando a Diocese de Braga ficar um tempo sem Bispo, em 569 foi nomeado Bispo de Braga. Construiu a igreja e o Mosteiro de São Martinho de Tour, em Porto. No Concílio de Braga, proibiu que se cantassem hinos e cânticos populares, nas missas e celebrações. Por muitos anos, só se cantava cantos, tipos gregorianos, mas o povo adaptou alguns cânticos da igreja e popularizou-os, dando-lhes a sua própria interpretação.

Fez muitas obras escritas, como: Escritos canônicos e litúrgicos. Fez também muitas traduções como dos Padres do Deserto (Aegyptiorum Patrum Sentetiae).

São Martinho de Dume, foi quem denominou os dias da semana em Português como conhecemos, antes estes dias eram com nome de deus pagãos. Ele foi o primeiro a usar os termos eclesiástico (segunda feira, terça feira, ...... , sábado e domingo). Substituiu os termos pagãos por termos cristãos. São Martinho tentou também trocar os nomes dos planetas, mas, ai não conseguiu sucesso.

Morreu em 20 de março de 579, em Braga, Portugal, foi sepultado na Catedral de Dúmio. Ele compôs seu epitáfio (frase escrita sobre o túmulo): "Nascido na Panônia, atravessando vastos mares, impelido por sinais divinos para o seio da Galiza, sagrado bispo nesta tua igreja, ó Martinho confessor, nela instituí o culto e a celebração da missa. Tendo-te seguido, ó patrono, eu, o Teu servo Martinho, igual nome em mérito, repouso agora aqui na paz de Cristo". Sua Festa é 20 de março em Portugal, 22 de outubro na Diocese de Braga, e tem várias outras cidade de Portugal que tem outras datas diferentes destas.

São Martinho de Dume, rogai por nós !