Dia 09 de novembro - Festa de Dedicação a Basílica de São João de Latrão

Vamos à história: Basílica de São João de Latrão.

Muitos confundem a Basílica de Latrão com a Basílica de São Pedro. Mas são diferentes, a de São Pedro é a Catedral do Papa, onde se encontra o túmulo de São Pedro, o primeiro Papa São Pedro e foi construída em sua honra, e situa-se dentro do Vaticano.

Já a Basílica de Latrão, e a mais antiga Basílica de Roma, esta fora da cidade do Vaticano, no centro de Roma, mas a Santa Sé, tem o domínio sobre o local. Foi um tratado de 11 de fevereiro 1929 (Tratado da Concordata de Latrão e reeditado em 11 de fevereiro de 1984.

A Basílica de Latrão de nome Oficial, Basilica do Santíssimo Salvador. O local foi doado pelo Imperador Constantino, que era um lugar onde as pessoas se reunião, não tinha teto, era uma "praça" com arcos ao redor, que construíram um teto por cima desta praça, para os cristãos pudessem ali rezar.

Sua construção data de 314 à 335, construída pelo Papa Melquíades. Até a construção do Vaticano, o Santo Papa, morava no Palácio Lataranense, anexo à Basílica de Latrão.

Como Catedral da Diocese de Roma, contém o Trono Papal (Cathedra Romana), o que da a Ela o título honorífico de Mãe e Cabeça de todas as Igrejas.

E assim surgiram propriamente as Igreja, pois na época, havia templos, mas ninguém entrava nos templos, somente os sacerdotes podiam entrar no templo, inclusive os templos pagãos.

Com a morte de Jesus, rascou-se o véu do templo, ai, nós passamos a ser o Templo de Deus, assim quando nos reunimos, na Igreja, ali esta Deus presente. Logo, a Basílica de Latrão foi a primeira Igreja, o primeiro lugar edificado para a reunião dos cristãos.

A Basílica de Latrão é a mãe de todas as igrejas.

Podemos entender que o véu do Templo se rasgou, e agora podemos entrar no Templo, na Igreja, para louvar e agradecer a Deus. E o véu, irá, se rasgar definitivamente quando pudermos ver a Deus, Face a face lá no Céu.

Como nos diz Jesus, ao ser perguntado sobre quando chegaria o Reino de Deus: ". . . O Reino de Deus está no meio de vós" (Lc 17:21). Deus está presente em todas as Igrejas Católicas, e presença física de Jesus na Eucaristia.

Por isto, o Papa Bento XVI, em 29 de julho de 2013, em documento, afirmou, Igreja de Cristo, somente a Católica, que tem sucessão Apostólica, a outras são denominações cristãs, logo não se pode chamar uma Igreja Católica de comunidade, pois é Igreja de Cristo.

Lembremos que ao entrar na Santa Igreja, que lá é o lugar onde nós cristãos nos reunimos para celebra a Santa Eucaristia, onde se encontra Jesus no Santíssimo Sacramento, a presença física de Jesus ressuscitado que alimenta, em nós, a presença da Trindade, ate que possamos chegar no Céu.

Deus Sacramentado, meu Jesus amado. Eu creio em Vós.