São Venceslau

28 de setembro - São Venceslau, Duque de Boêmia (hoje, Republica Checa)

Capela de São Venceslau na

Catedral de São Vito

Praça de São Venceslau em Praga

Estátua de São Venceslau da praça

e um close na imagem

Nasceu em 907 na Boêmia, hoje República Checa. Filho do Rei Wratislau, da Boêmia, seu pai uma homem de caráter e sábio, sua mãe Draomira, uma mulher sem escrúpulos, que queria o poder, além de ser contra os cristãos. Seu irmão Boleslau, tinha a maldade da mãe. São Venceslau, foi criado pela sua avó paterna, Ludmila, que foi declarada santa, e educou o santo, com formação e caráter cristão, se tornando um homem correto, de fé e bondoso como seu pai.

Em 921, seu pai o rei Wratislau, morreu, São Venceslau, tinha 14 anos. Deixou o trono de herança para o santo. Sua, mãe não gostou e tentou ficar no trono, com seu poder de rainha, no trono, começou a perseguir os cristãos. Declarou, que o cristianismo não era mais a religião oficial do reino. Em 922, os representantes do reino, fizeram valer o desejo de rei, e tiraram a rainha, e colocaram São Venceslau como rei.

A primeira coisa que fez São Venceslau, como rei, foi recolocar o cristianismo como religião oficial do reino, o que muito agradou a sua avó Santa Ludmila. A rainha, mãe de São Venceslau, contratou assassinos para matarem sua avó, e a mataram estrangulada. Depois, ficou procurando um jeito de matar seu próprio filho, o rei São Venceslau.

O rei São Venceslau, se mostrou um verdadeiro cristão, por sua bondade, o povo o reconheceu como um exemplo de vida. Ele pessoalmente cuidava dos doentes, dos mais necessitados, levando a eles não só ajuda material, como também palavra de fé e esperança. Sua fama cresceu ainda mais, quando, para evitar uma guerra e grande mortandade, ele propôs duelar pessoalmente com um duque chamado Radislau, que era contra seu governo e principalmente contra os cristãos.

No dia do duelo, os dois compareceram no local e hora marcada. Iniciaram o combate, a cavalo e com lanças, São Venceslau não tinha nenhuma experiência em combate, enquanto o outro era um guerreiro experiente. No encontro, São Venceslau caiu, quando o duque ira mata-lo, apareceu dois Anjos e ordenaram que parasse o ataque. Foi um momento tão forte, que o duque caiu do cavalo. Ao se levantar, já era uma homem completamente transformado. Foi até o rei e lhe pediu perdão, e que daquele momento em diante seria fiel a ele. São Venceslau perdoou e o reino entrou numa paz, por um logo tempo. O povo passou a amar ainda mais o rei.

Em 28 de setembro de 935, quando São Venceslau, vai batizar seu filho e convida sua mãe e seu irmão. Quando todos estava na festa o Santo vai até a Igreja rezar, e agradecer a Deus, neste momento sua mãe vê ele sair e diz a seu filho Boleslau, aproveita este é o momento. Seu irmão vai até a Igreja e mata São Venceslau, a punhalada, no Altar da Igreja. Foi uma tragédia que revoltou a todos, não só do reino, mas também de países vizinhos.

O castigo, não demorou a chegar, alguns dias após, um acidente tirou a vida de sua mãe. E seu irmão Boleslau, foi preso pelo imperador Oton I, julgado e condenado a morte.

O corpo de São Venceslau foi enterrado na Igreja de São Vito, hoje Catedral de São Vito, em Praga. Desde então o povo passou a venera-lo como santo. Sendo declarado padroeiro de Boêmia, Polônia e da Hungria. Sua canonização foi no século XVIII. Seus restos mortais, estão na Catedral de São Vito, em Praga, que é um lugar lugar de peregrinação. Todo ano no dia 28 de setembro se comemora na Republica Checa a festa de São Venceslau, considerado mártir pelo povo, é uma festa nacional.

São Venceslau, rogai por nós !