Nasceu em 2 de outubro de 1538, em Arona, perto de Milão, Itália. Filho de Gilberto Borromeu e Margarida de Médici, sua mãe era irmã do Papa Pio IV. De Família muito rica. Foi o segundo filho do casal. Com 12 anos como costumes da época seus pais o entregou ao serviço religioso, assim se tivesse vocação continuavam no caminho do serviço a Deus. Se dedicava muito aos estudos. Com 21 anos se formou em direito canônico.
Em 1660, fundou com aprovação da Santa Sé, a Academia para estudos religiosos. São Carlos Borromeu queria ser monge. Mas por sua sabedoria e inteligência, seu tio o Papa o desaconselhou. Assim em 1662 com 24 anos se torna Sacerdote. Foi nomeado bispo de Milão, ajudando a organizar a Igreja. São Carlos Borromeu queria renunciar ao cargo para uma vida monástica e contemplativa. Mas seu amigo Dom Frei Bartolomeu dos Mártires, o fez desistir, mostrando-lhe que a Igreja necessitava de Clero Exemplar. Assim permaneceu como arcebispo de Milão.
São Carlos Borromeu, passou a usar seus bens pessoais para construir hospitais, albergues para os pobres, casas de formação para os Sacerdotes e Religiosos. Teve uma atuação forte no Concílio de Treno. Começou a cobrar uma disciplina mais rígida para Padres e Religiosos. Combatendo a corrupção que tinha dentro da Igreja. Fez inimigos com os padres que não queriam se desfazer de privilégios, e se corrigirem. Por exigir disciplina do clero, sofreu um atentado contra a sua vida, quando rezava em uma capela. Mas São Carlos Borromeu, saiu ileso, e perdoou quem atentara contra sua vida.
Em 1576 a peste negra chega a Milão. Milhares de pessoas morreram. Mais de 100 padres morreram contaminados por ajudar aos doentes. São Carlos Borromeu teve uma atuação marcante nesta época. Levava os Sacramentos e o consolo de Fé. Não tinha receio em se misturar com os doentes. Levava aos doente o Sacramento do Perdão escutando as confissões. Mas a febre o pegou, mas não morreu imediatamente. Assim disse: "Um bom pastor de almas, deve saber suportar 3 febres, antes de se meter na cama".
Morreu em 4 de novembro de 1584, estava em sua sede episcopal em Roma. Foi Canonizado pelo Papa Paulo V, em 1610. Seu corpo encontra-se, em uma urna da Catedral de Milão. Assim falou o Papa Bento XVI, no Ângelus em 4/10/2007 sobre ele: "Sua figura destaca-se no século XVI como modelo de pastor exemplar de Amorcaridade, Zelo Apostólico, e sobretudo pela Oração". É Padroeiro dos Catequistas.
São Carlos Borromeu, rogai por nós !