Santa Maria Madalena Postel

16 de julho - Santa Maria Madalena Postel.

Nasceu em 28 de novembro de 1756, em Barfleleur, uma vila de pescadores da Normandia, França. Nome de batismos Julia Francisca Catarina. Filha primogênita do casal Postel. Julia Postel foi aluna interna do colégio da Abadia Real das Irmãs Beneditinas, em Valognes. Lá se formou professora. Sua maior preocupação até então era com as crianças pobres que não tinham com estudar.

Em 1774, volta para a aldeia que morava. Abriu lá uma escola. Pedia ajuda a todos para manter a escola.

Em 1789, a Revolução Francesa perseguiu a Igreja Católica, dispersando o clero, e destruindo tudo. Sua escola foi fechada, mas, a pedido do bispo, escondeu em sua casa os livro sagrados e o Santíssimo Sacramento. Usou o edifício para refúgio de padres. Sob a escada da escola, fez uma capela secreta onde os padres celebravam a Santa Missa. Eram padres que se recusaram a pertencer ao "clero do governo France". Foi autorizada em caráter especial, a distribuir a comunhão aos doentes. Durante a Revolução, ela hospedou vários padres perseguidos, ajudando-os a fugir para a Inglaterra.

Em 1801, o Papa fez um acordo com Napoleão, a paz foi restabelecida. Julia Pastel pode voltar a ensinar. Em 1805, ela abre uma escola juntamente com três amigas professoras, com a ajuda do Abade Cabart. Fez a escola, como uma comunidade religiosa. Em 8 de setembro de 1807, o bispo, aceitou as, como religiosas, acolhendo seus votos religiosos. Eram 4 professoras que passaram a ser irmãs religiosas da Congregação das Filhas da Misericórdia. Seus votos foram feitos na capela do hospital de Cherbourg.

Juliana Francisca Catarina, tomou o nome religioso de Irmã Maria Madalena, sedo escolhida superiora, ficou Madre Maria Madalena. Reabriu a escola em Cherburg. Em três anos passaram por lá aproximadamente 200 alunas. Neste começo já eram 9 professoras, que passavam dificuldades, em uma casa improvisada em um estábulo, perto da escola. Foram grandes as dificuldades, pois por várias vezes fora obrigadas a se mudarem, mas não desistiram. Se estalaram em 1815 em Temerville.

Em 1830, foram para, uma Abadia Beneditina abandonada, em Saint-Sauver-le-Vicomte, perto de Coutances. Em 1832 Madre Postel comprou o lugar, que se tornou a "Casa mãe" da Congregação.

A Congregação cresceu, se expandiu para o oeste da França, para Alemanha e Países Baixo (região da Holanda). Foi oficialmente aprovada em 1837.

A Congregação das Filhas da Misericórdia, era voltada para ensino escolar. Depois, a pedido do Papa passaram também a servir como enfermeiras.

Morreu em 16 de julho de 1846, com 90 anos. Era venerada como santa, e já atribuíam, alguns milagres por sua intercessão. Quando ela morreu, a congregação tinha 30 casas espalhadas pela Europa.

Foi beatificada em 1908. Foi canonizada pelo Papa Pio XI em 1925. Esta sepultada em Saiant-Sauveur-le-Vicomte. A congregação, mudou de nome, para Congregação das Irmãs de Santa Maria Madalena Postel. A Congregação chegou ao Brasil em 1937, com sede na cidade de Leme, Estado de São Paulo.

Santa Maria Madalena Postel, rogai por nós !