Gênesis
Origem do mundo. (em construção) em outro formato.
Gênesis
Origem do mundo. (em construção) em outro formato.
Capítulo 1 - Início da Criação -
1 - 1No princípio, criou Deus o céu e a terra.
2A terra era um caos e sem forma; sobre a face do abismo, a treva. E o alento de Deus revoava sobre a face das águas.
3Deus disse: "Exista a luz." E a luz existiu.
4Deus viu que a luz era boa; e Deus separou a luz da treva: 5Deus chamou à luz 'dia', e à trevas 'noite'.
Passou uma tarde, passou uma manhã: o primeiro dia.
6E Deus disse: "Exista uma abóbada (firmamento) entre as águas, que separe águas de águas." 7E Deus fez a firmamento para separar as águas do firmamento das águas acima do firmamento. E assim foi. E Deus chamou o firmamento 'céu'.
Passou uma tarde, passou uma manhã: o segundo dia.
8E Deus disse: "Ajuntem-se num só lugar as águas abaixo do céu, e apareçam os continentes. E assim foi. 10E Deus chamou os continentes 'terra', e a massa das águas chamou 'mar'. E Deus viu que era bom.
11E Deus disse: "Verdeje a terra erva verde que produzam semente e árvores frutíferas, que deem fruto segundo sua espécie e que levem semente sobre a terra". E assim foi.
12A terra brotou erva verde que dava semente segundo sua espécie, e árvores que davam fruto e levavam semente segundo sua espécie. E Deus viu que era bom.
13Passou uma tarde, passou uma manhã: o terceiro dia.
14E Deus disse: "Existam luzeiros no firmamento do céu para separar o dia da noite, para assinalar as festas, os dias e os anos; 15e sirvam de luzeiros no firmamento do céu para iluminar a terra. E assim foi.
16E Deus fez os dois luzeiros grandes: o luzeiro maior 18para governar o dia , o luzeiro menor para governar a noite, e as estrelas. 17E Deus os colocou no firmamento do céu para dar luz sobre a terra; 18para governar o dia e a noite, para separar a luz da treva.
E Deus viu que era bom. 19Passou uma tarde, passou uma manhã: o quarto dia.
20E Deus disse: "Fervilhem as águas com um fervilhar de viventes e voem pássaros sobre a terra diante da abóbada do céu."
21E Deus criou os cetáceos e os viventes que nadam e que a água fez fervilhar segundo suas espécies, e as aves aladas segundo suas espécies. E Deus viu que era bom. 22E Deus os abençoou, dizendo: "Crescei, multiplicai-vos, enchei as águas do mar; que as aves se multipliquem na terra."
23Passou uma tarde, passou uma manhã: o quinto dia.
24E Deus disse: "Produza a terra viventes segundo suas espécieis: animais doméstico, répteis e feras segundo suas espécieis." E assim foi feito.
25E Deus fez as feras da terra segundo suas espécies , e os animais domésticos segundo suas espécieis, e os répteis do solo segundo suas espécies.
E Deus viu que era bom. 26E Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança; que ele dominem os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos e todos os répteis.
27E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e Deus lhes disse: "Crescei, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem sobre a terra."
29E Deus disse: "Vede, eu vos entrego todas as ervas que dão semente sobre a face da terra; e todas as árvores frutíferas que dão semente vos servirão de alimento; 30e para todos os animais da terra, para todas as aves do céu, para todos os répteis da terra - para todo ser que respira - a erva verde lhes servirá de alimento.
E assim foi feito.
31E Deus viu tudo o que havia feito: e era muito bom. Passou uma tarde, passou uma manhã: o sexto dia.
Capitulo 2 -
1E, foram concluídos o céu, a terra e suas multidões.
2No sétimo dia, Deus tinha terminado toda a Sua obra; e no sétimo dia descansou de toda a Sua obra.
3E Deus abençoou o sétimo dia e o Consagrou, porque neste dia Deus descansou de toda a Sua obra criadora.
4aEsta é a história da criação do céu e da terra.
Pecado começou na desobediência no Paraíso.
4bQuando o Senhor Deus fez a terra e o céu, 5não havia ainda arbustos na terra, nem brotava erva no campo, porque o Senhor Deus não havia enviado chuva à terra, nem havia homem que cultivasse o campo 6e abrisse na terra uma fonte para regar a superfície do campo.
7Então o Senhor Deus modelou o homem da argila do solo, soprou alento de vida em seu nariz, e o homem se transformou em ser vivo.
8O Senhor Deus plantou um parque em Éden, no Oriente, e nele colocou o homem que havia modelado.
9O Senhor Deus fez brotar do solo todo tipo de árvores formosas de ver e boas de comer, além disso, a árvore da vida no meio do parque, e a árvore de conhecer o bem e o mal.
10E m Éden nascia um rio que regava o jardim e, depois se dividia em quatro braços: 11o primeiro se chama Fison, e rodeia todo o território de Hévila, onde há ouro; 12o ouro do país é de qualidade, e há também ali âmbar e ônix. 13O segundo rio se chama Geon, e rodeia toda a Núbia. 14O terceiro se chama Tigre, e corre no leste da Assíria. O quart é o Eufrates.
15O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no parque de Éden, para que o guardasse e o cultivasse. 16O Senhor Deus ordenou ao homem:
"Podes comer de todas as árvores do jardim; 17mas não comas da árvore de conhecer o bem e o mal; porque, no dia em que dela comeres, terás de morrer."
Capitulo 3 -
1Em construção.
Capitulo 4 -
1Em construção.
Capitulo 5 -
1Em construção.
Capitulo 6 -
1Em construção.
Capitulo 7 -
1Em construção.
Capitulo 8 -
1Em construção.
Capitulo 9 -
1Em construção.
Capitulo 10 -
1Em construção.
Capitulo 11 -
1Em construção.
Capitulo 12 -
1Em construção.
Capitulo 12 -
1Em construção.
Capitulo 13 -
1Em construção.
Capitulo 14 -
1Em construção.
Capitulo 15 -
1Em construção.
Capitulo 15 -
1Em construção.
Capitulo 16 -
1Em construção.
Capitulo 17 -
1Em construção.
Capitulo 18 -
1Em construção.
Capitulo 19 -
1Em construção.
Capitulo 20 -
1Em construção.
Capitulo 21 -
1Em construção.