Dia 23 de Novembro - São Clemente I, Papa e Mártir.

São Clemente I, nasceu no anos 35 e morreu no ano 100 com 66 anos. Foi sucessor do Papa Anacleto I, e quem o sucedeu foi o Papa Nicolau I.

Foi o quarto Papa, entre os anos 88 e 97. Nasceu em Roma, de família hebraica, foi uma das primeiras pessoas a receber a ser batizado por São Pedro.

Foi um dos que "criou" a hierarquia sacerdotal e rituais dogmáticos. Também estabeleceu o Sacramento da Confirmação (Crisma). Foi quem começou com o "Amém" nas cerimônias religiosas.

O Seu Pontificado foi marcado por perseguições aos cristões.

Foi preso no reinado de Trajano, sendo condenado ao exílio, com trabalhos forçados nas minas de cobre de Galípoli; no ano 97, por estas preso, renunciou, em favor do Santo Evaristo, Papa Evaristo, pois não concordava que em ver os Cristões sem um Papa.

Na prisão converteu muitos presos.

Morreu no ano 101, foi atirado ao mar com uma pedra amarrada ao pescoço. Pois o imperador Trajano ficou irritado quando soube que Ele havia renunciado ao Papado. Seu corpo foi resgatado da águas e sepultado em Quersoneso, na Crimeia, de onde, por ordem do Papa Nicolau I, foi levado para Roma.

É Padroeiro dos marinheiros. Foi construído em Sua honra a Basílica de São Clemente. Sua atribuição é uma âncora.

São Clemente I, Papa e Mártir, rogai por nós!