Santa Lidwina ou Santa Liduína

14 de abril - Santa Lidwina ou Santa Liduína

Santa Lidwina ou Santa Liduína

Nasceu em 18 de março de 1380, em Schiedan, na Holanda, de família pobre. Cresceu como uma criança normal, brincalhona cheia de vida. Ajuntava alimentos e roupas e medicamentos, a ajudava os mais necessitados, apesar de sua vida humilde. Quando tinha 15 anos, foi patinar no gelo com amigos. Ao descer a colina cheia de neve, se chocou com um de seus amigos. No acidente fraturou a coluna, ficando tetraplégica.

Com a notícia de que não voltaria a andar novamente, começou a ficar desesperada. Mas seu pároco, Padre Pot, foi visita-la. Como um bom evangelizador, conseguiu reanima-la, dando-lhe um sentido para vida sua vida. O padre lhe mostrou que Jesus também sofrera muito, para nos salvar, mesmo sendo filho de Deus. Assim a jovem de apenas 15 anos, compreendeu, "Deus só poda a árvore que mais gosta, para que produza mais frutos". O Padre Pot, lhe disse: "Se Jesus sofreu terrivelmente, foi para nos ensinar que o sofrimento nos leva à glória da vida eterna".

Santa Liduína, compreendeu, e procurou dar um novo sentido a sua vida, unindo seus sofrimentos aos de Cristo, ela poderia a ajudar a salvar almas para Deus. Mesmo sabendo que muitas das pessoas ela não iria conhecer pessoalmente, mas que de uma certa forma ajudaria esta pessoa a se salvar. Pediu a Deus que desse um sinal pra ela ter certeza que seria um canal de salvação para os outros. No mesmo instante apareceu uma hóstia brilhante em sua testa. Todos os presente viram. A partir deste instante ela nunca mais pediu a Deus alívio de seus sofrimento, Ela pedia a Deus apenas a salvação para as almas.

No seu leito, recebeu os dons, da profecia e da cura. Ela rezava pelos enfermos e muitos eram curados pelas suas orações. Também dava conselhos, para pessoas. Depois de 12 anos acamada, passou a ter êxtases espirituais. Nesses momentos, era como se recebesse palavras de Jesus e Nossa Senhora. Eram palavras de alertas, de conforto e de repreensão para o povo.

Em 1414, seu estado de saúde se agravou e ela passou a alimentar-se somente da Santa Eucaristia, 7 anos depois, em 1421, autoridades da Holanda, atestaram através de documentação, que realmente Santa Liduína tinha passado os últimos setes anos, tendo como alimento, apenas da Eucaristia. Nada se explicava o fato da Santa não receber nenhum alimento e nem água. A Eucaristia e a oração eram o alimento para o corpo e a sua alma. Ela apesar de tudo se mantinha lúcida. Seus últimos anos de vida foram de muitos sofrimentos, impossibilitada de se alimentar, ela ficou basicamente pele e osso, e uma voz baixa e suave e rezava sem cessar.

Morreu em 14 de abril de 1433. Antes de morrer pediu para transformarem sua casa num hospital para doenças incuráveis e atendimento dos pobres. Seu pedido foi realizado. Foi Canonizada pelo Papa Leão XII, em 14 de março de 1890. Em Schiedan, Holanda, foi construída uma igreja em sua homenagem, que se tornou um Santuário, muito visitado. É padroeira dos patinadores no gelo e pacientes crônicos.

Santa Lidwina, rogai por nós !