São João Francisco Régis

16 de junho - São João Francisco Régis ou São Francisco de Régis (como conhecido)

Nasceu em 31 de janeiro de 1597, em Francouverte, Narbonne, França. Seu pai um rico comerciante, desde pequeno estudou em colégio dirigido por sacerdote jesuítas. Entrou para a Companhia de Jesus, em 1616. Em 1630, foi ordenado sacerdote. Jesuíta, se empenhava na catequese das crianças e na pregação do Evangelho, viveu sempre ao lado de pessoas mais simples, dizendo, sem esta ao lado de pessoas si, não sobreviveria.

De 1630 à 1640, duas epidemias de peste aconteceram na França. Ele atendia aos doentes incansavelmente, e fazia visita aos presídios, mesmo com seus superiores restringindo, não parou. Era caluniado e perseguido.

Em 1663, foi mandado para Vivarais, um centro calvinista, com exemplo, oração, e pregações, converteu muitos a fé cristã. Mais tarde foi enviado para La Louvesc, na diocese de Dauphine. A viagem até lá foi difícil. Passava por uma montanha muito alta, e era um inverno.

Quando lá chegou, estava muito febril. Mas, como tinha, muitas pessoas ansiosas para ouvir suas pregações, pregou por três dias seguidos. Com intervalo para atender confissões, com poucas horas de repouso. Sua febre era sintomas de uma pneumonia, que aliado a sua fraqueza o levou a morte. Tinha 43 anos. Foi no dia 31 de dezembro de 1640.

Santo João Francisco, certa vez, soube que uma turma de pessoa queriam apossa-se de igreja, talvez para saqueá-la ou destruí-la, o Santo armado de um Crucifixo na mão, avançou contra eles, que vendo a determinação e fé do Santo resolveram recuar e foram embora, abandonando seus objetivos.

Outra ocasião um homem blasfemou em sua presença, o Santo o esbofeteou. Uma mulher que fizera o mesmo, cobriu-lhe a boca de barro. O mais surpreendente e que ambos os casos, vendo que o Padre fora movido amor que tinha por Deus. O homem ajoelhou-se imediatamente a sua frente pedindo perdão; a mulher afastou-se arrependida.

Tantos foram os milagres ocorridos, junto à sua sepultura, que os Arcebispos e Bispos do Languedoc francês escreveram uma carta ao Papa dizendo: “Somos testemunhas de que diante do túmulo do Pe. João Francisco de Régis os cegos vêem, os coxos andam, os surdos ouvem, os mudos falam, e o ruído dessas assombrosas maravilhas espalhou-se por todas as nações”. Assim o Papa Clemente XI o beatificou em 1716. Foi canonizado em 1737 pelo Papa Clemente XII.

São João Francisco Régis, rogai por nós !