Liturgia - 04/10/2024 - Sexta-feira - Missa de Memória - Cor Branco.
Memória de São Francisco de Assis.
A Palavra de Deus Alimenta a nossa Fé.
O Poder É Incomparável de Deus!
Primeira Leitura - Entre as angústias, sofrimentos e dúvidas de Jó, na Leitura de hoje, do meio da tempestade, Deus mostra a Jó e a muitos que hoje passam por semelhantes sofrimentos, através da belíssima natureza, do nascer ao por do sol, Deus nos mostra Seu Incomparável Poder.
Vinde Espírito Santo, nos Iluminar para que; possamos reconhecer sempre que: Por mais que o ser humano se esforcem para melhorar alguma coisa no mundo; tanto no âmbito humano quanto natureza; sera sempre apenas uma imitação do Perfeito Poder de Deus Sobre Todas as Coisas!
Com o Salmo também reconhecemos o Perfeito Pode de Deus sobre nós e dizermos: Vê se minha conduta é ofensiva, Senhor, e guia-me pelo Caminho Eterno!
Evangelho - Jesus, depois de enviar os setenta e dois em Missão, com importantíssimas recomendações, hoje, através das cidades de Corazim e Betsaida, Jesus recrimina os que Não querem se Converter e diz que: Se aquele povo tivessem o que temos hoje, a muito tempo já teriam se Convertido. É o que Jesus nos diz hoje.
Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS os Batizados a se conscientizarem que devemos viver uma vida em Cristo Jesus, isto é, buscando a Santidade e dando bons motivos para os pagãos se Converterem.
Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana.
Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. Amém.
Te Agradecemos Jesus, por Todos que reconhecem o Poder de Deus Sobre TODAS as coisas.
Te Agradecemos Jesus, por TODOS que buscam com Sinceridade a Santidade e dão bons Exemplo para que outros busquem, também.
Atendendo os pedidos de Nossa Senhora, devemos rezar todos os dia pela Conversão dos pecadores, especialmente do nosso próximo: Família, parentes, amigos e os da Igreja. Não devemos desanimar e sim rezar e Confiar no Poder Incomparável de Deus!
Antífona de Entrada - Daniel 3: 31. 29. 30. 43. 42.
Senhor, tudo o que nos enviaste e nos fizeste, o fizeste com justiça. Senhor, cometemos todo tipo de pecados, violamos o preceito da Tua Lei. Não colocamos em prática o que nos havia ordenado. Mas, livra-nos como Tu o faz, e pela Honra de Teu Nome. Trata-nos segundo Tua Piedade e Tua Misericórdia.
Oração da Coleta.
Senhor nosso Deus, que dais a maior prova do Vosso Poder quando perdoais e Vos compadeceis, derramai sobre nós a Vossa Graça, para que, correndo prontamente para os bens prometidos, nos tornemos um dia participantes da felicidade Celeste.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Primeira Leitura - Jó 38: 1. 12-21; 40: 3-5.
Leitura do Livro de Jó.
O Senhor respondeu a Jó na tempestade: Por acaso, deste em tua vida ordens para o amanhecer ou marcaste para a aurora o seu lugar, para que agarre a terra pelas bordas e dela sacuda os perversos, para que lhe dê forma como o lacre à argila e a tinta como a roupa, para que sua luz seja renegada aos perversos e o braça rebelde seja quebrado ? Examinaste a extensão da terra?
Conta-Me, se sabes tudo isso. Por onde vai à casa da luz e onde vivem as trevas? Poderias conduzi-las a seu país ou ensinar-lhes o caminho de casa? Saberás pois já havia nascido então e tens tantos anos."
Jó respondeu ao Senhor: "Sinto-me pequeno, o que replicarei? Taparei a boca com a mão. Falei uma vez e não insistirei; duas vezes e não acrescentarei nada."
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
Salmo 138 (139): 1-3. 7-8. 9-10, 13-14ab. (R. 24b).
"Senhor, guia-me pelo caminho eterno." (Resposta).
Senhor, Tu me sondas e me conheces.
Tu me conheces quando me sento ou me levanto,
de longe percebes meus pensamentos.
Discernes meu caminho e meu descanso,
todas as meus passos Te são familiares. (R.).
Para onde me afastarei de Tua vontade?
Para onde fugirei de Tua Presença?
Se escalo o Céu, aí Tu estais;
se me deito no abismo, aí estas. (R.).
Se eu me transladar até a orla da aurora
ou me instalar nos confins do mar,
aí Tua esquerda se apoia em mim
e Tua direita me agarra. (R.).
Tu criaste meu corpo,
Tu me teceste no seio materno.
Eu Te dou Graças porque ter me feito,
e Tuas obras são maravilhosas. (R.).
Aleluia - Salmo 94 (95): 8ab,
(Refrão) - Aleluia ! - (Repete-se).
Ouve a vóz do Senhor, não endureçais o coração. (Refrão).
Evangelho - São Lucas 10: 13-16.
O Senhor Esteja convosco.
Ele Está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.
Glória a Vós Senhor.
Disse Jesus: "Ai de ti Corazim ! ai de ti, Betsaida ! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feito os milagres realizados em vós, há tempo teriam feito penitência sentando em cinza com pano de saco. E assim, a sorte de Tiro e Sidônia no julgamento será mais branda que a vossa. E tu, Cafarnaum, pretendes elevar-te até o céu? Mas cairás até o abismo.
Quem vos escuta, escuta a Mim; quem vos despreza, despreza a Mim; quem Me despreza, despreza Aquele que Me enviou."
Palavra da Salvação.
Glória a Vós Senhor.
Oração de oferecimento.
Deus de Misericórdia, aceita a nossa oferta e fazei que, por ela, se abra para nós a fonte de todas as Bençãos.
Por Cristo nosso Senhor. - Amém.
Antífona da Comunhão - Salmo 118 (119): 49-50.
Senhor, recorda a Palavra que deste ao Teu servo, da que fizeste minha esperança. Este é meu consolo na aflição: Tua promessa me dá vida.
Ou - 1 São João 3: 16.
Nisto, conhecemos o que é o amor, Jesus Cristo, deu a Vida por nós. E também nós devemos dar a vida pelo irmão.
Oração depois da Comunhão.
Fazei, Senhor, que Este Sacramento Celeste, renove a nossa alma e o nosso corpo, para que, unidos a Cristo neste memorial da Sua morte, possamos tomar parte da Sua Herança Gloriosa.
Ele que Vive e Reina pelos séculos dos séculos. - Amém.