Santa Genoveva - 03 de janeiro -

Nasceu em 422, em Nanterre, na França. Seu Sebero e sua Mãe Gerônica, lhe educaram na fé católico

Quando tinha 8 anos, São Germano, bispo de Auxerre, na França, passar por Nanterre, em viajava à Inglaterra. Uma multidão foi ver o Bispo. Ai, São Germano olha para os pais de Santa Genoveva de diz: "Feliz de vós que tendes esta menina! Ela será grande perante Deus e, atraídos por sua virtude, muitos pecadores abandonarão o pecado e seguiram a Jesus Cristo". São Germano, foi até Santa Genoveva, deu-lhe uma cruz e lhe disse para não se iludir com ouro e joias, porque senão ela não alcançaria a beleza eterna. A Santa prometeu ao Bispo, seguir firme na Igreja Católica.

Certa vez, sua mãe ia para a Igreja, mas não queria levar a pequena Santa Genoveva, ela disse: "Mãe, com a graça de Deus, quero cumprir a palavra que dei ao Bispo Germano, de ir à Igreja para merecer a honra que ele me prometeu. Sua mão, zangada pela insistência da filha, deu-lhe um taba no rosto. Imediatamente a sua mão ficou cega. Após 21 meses, vendo a mãe cega a menina, por inspiração Divina, vai até a fonte, pega água e a benze com o sinal da cruz, passou a água nos olhos de sua mãe que imediatamente recuperou a visão.

Com 15 anos, Santa Genoveva entra para o convento e faz os votos de castidade, recebendo do Bispo o véu. Passou a ser uma religiosa muito dedicada, rezava sempre para lhe livrar da tentação do mundo. Dormia no chão, comia pão e cevada. Sofreu muitas calúnias.

Santa Genoveva estava com 28 anos, quando o rei dos Unos com seu poderoso exército, estavam para invadir Paris. O povo começou a se preparar para fugir. Santa Genoveva, após muita oração, foi até o povo amedrontado e disse: "que os homens fujam se quiserem, se não são capazes de lutar mais, Nós, as mulheres, regaremos a Deus para Ele ouvir nossas súplicas. Então os homens resolveram ficar e lutar. Mas Atila misteriosamente desistiu da invasão.

Santa Genoveva, chamou o povo, e junto com eles construíram uma Igreja sobre o túmulo de São Dionísio. Depois a Igreja se torno na Abadia de Saint Denis. Santa Genoveva, pede a rei Clóvis, para este construir a Igreja dedicada a São Pedro e São Paulo.

Morreu em 3 de janeiro de 502, com 89 anos. Foi enterrada na Igreja de São Pedro e São Paulo, na França. Enterrada ao lado do rei Clóvis e sua esposa Clotilde.

Em 1130, a peste e o fogo , mataram muitas pessoas, o povo começou a rezar pela interseção, e faziam procissões com suas relíquias. Milagrosamente a epidemia acabou. Foi declarada Padroeira de Paris.

Os líderes da revolução francesa, queimaram suas relíquias em 1793. Seu túmulo foi reconstruído e o que sobrou de suas relíquias estão na Igreja de Santo Estevão do Monte.

Santa Genoveva, rogai por nós !