São Francisco de Sales

24 de janeiro - São Francisco de Sales

Nasceu em 21 de agosto de 1567, no castelo de Sales, em Saboia, atual Ródano-alpes, na França. Filho de um Barão de Boisy. Sendo ele Primogênito de 13 filhos. Seu nome foi escolhido por seus pais serem devotos de São Francisco de Assis. A cada um de seus filho seu para dera um mentor, o dele foi o Padre Deage, que o acompanhou por toda a vida.

Estudou em Paris, na universidade dos Jesuítas, fez Filosofia, Retórica e Teologia. Foi diretor espiritual e pregador. Também teve aulas de dança, esgrima e equitação. Com 24 anos, retornou a cidade natal, foi ser Senador de Saboia, e já lhe tinha sido escolhido uma jovem rica e nobre, para casamento. Mesmo, com futuro garantido, pois era o principal herdeiro da família, mas queria seguir a Deus, tendo feito votos de castidades. Tinha uma grande devoção a Nossa Senhora, que era sua protetora. O Cônego de Genebra, tio de São Francisco de Sales, fala a seu pai, o desejo dele ser dedicar inteiramente a Deus. Com a morte do Capelão da Catedral de Chamberi, seu tio conseguiu que ele fosse nomeado para o seu lugar. O que aconteceu com a permissão de seu pai.

Como Padre foi para a cidade de Chablais. Lá enfrentava os calvinistas, tentando convence-los, arriscando sua vida. Começou a distribuir folhetos, combatendo as heresias, e mostrando as verdades do Catolicismo, através da Palavra de Deus. Nos primeiros 5 anos de sacerdote converteu a muitos.

Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar em Genebra. Três anos depois, assumiu a diocese. Agora, Dom Francisco, catequizava crianças e adultos, levando-as a uma vida de santidade, com a Madre Santa Joana de Chantal, foi responsável por uma grande mudança religiosa. Também fundou escolas. Ele juntamente com a Santa Madre, fundaram a Ordem da Visitação, em 1610. Fez muitos prodígios, pelas suas pregações, escritos e aconselhamentos.

Foi chamado para evangelizar até para a família real da Saboia. Alguns de seus livro, "Introdução à vida devota". Escreveu especialmente para as Filhas da Visitação, o, "Tratado do amor de Deus", da onde se tira, "a medida de amar a Deus é amá-Lo sem medida".

Morreu em 28 de dezembro de 1622. Seu restos mortais foram levados para Anneci, capital da Alta Saboia, em 24 de janeiro de 1623, dia que passou a ser comemorada sua veneração. Foi beatificado em 166, na Basílica de São Pedro, em Roma. Foi canonizado em 1665. foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX. Foi proclamado Padroeiro dos jornalistas e escritores pelo Papa Pio XI. Dom Bosco, deu o nome de Congregação Salesiana a sua Obra para educação de jovens em homenagem a São Francisco de Sales.

São Francisco de Sales, rogai por nós !