Nossa Senhora das Neves - Basílica de Santa Maria Maior - 05 de agosto.

Vamos à História: origem, Roma, Itália.

Nossa Senhora das Neves, apareceu em sonho para João e sua esposa, um casal de origem nobre, que não teve filhos. Eles pediram a Nossa Senhora que indica uma obra ao qual poderia doar toda a sua fortuna.

Assim no dia 4 para o dia 5 de agosto, Nossa Senhora apareceu em sonho para os dois, dizendo que se eles a quisessem como herdeira, que deveriam construir no local ao qual Ela estava indicando, pois lá estaria coberta de neve. Só que era uma época de verão, e fez muito calor em Roma.

mesma nesta noite, o Papa Libério (Papa no ano de 352 a 366), teve também o mesmo sonho. E que deveria ir para a Colina Esquilina, que lá estaria coberto de neve. O Papa assim o fez.

No dia 05 de agosto, o Papa Libério, foi acompanhado pelo povo, até a colina, que estava coberto de neve. Lá encontrou o casal, João e sua esposa, que lhe falaram do sonho e da vontade de Nossa Senhora de que ali fosse construída uma Igreja em sua honra.

Assim o Soberano Pontífice, determinou a construção da Igreja, com todas as despesas pagas, por João e sua esposa.

O Papa Sisto III a restaurou mais tarde. Deu incialmente o nome da Basílica construído pelo Papa Libério, de Santa Maria do Presépio. Mas, como se tinha muitas Igreja construída a com o mesmo nome, para destaca-la, deu o nome de Santa Maria Maior.

Passou a celebrar a comemoração de Nossa Senhora das Neves, no dia 5 de agosto, época de verão e tempo quente em Roma, mas mesmo assim caiu naquele dia, colina naquele.

Nossa Senhora das Neves, rogai por nós!

Nossa Senhora das Neves, sede nossa proteção!