Santa Bernadete Soubirous

16 de abril - Santa Bernadete Soubirous

Nasceu em 7 de janeiro de 1844, em Lourdes, França. Filha de Francisco Soubirous e Luísa Castérot. Foi a primeira de 9 filhos, de família pobre. Na infância trabalhou de pastora de ovelha e empregada doméstica. Seu pai fora acusado de roubo de farinha, mas foi absolvido. Até os 10 anos morou no moinho de Boly, onde nasceu. As dificuldades financeira fizeram que mudassem para Lourdes, onde a situação não melhorou nada, morava num prédio de uma antiga cadeia abandonada. Ficavam no andar de cima, apesar de o prédio não ter a mínima condições de moradia. Santa Bernadete, teve cólera quando pequena, e depois devido ao frio, passou a ter asma com 10 anos. Tinha dificuldade de aprendizado na catequese, pois foi analfabeta até os 14 anos.

No dia 11 de fevereiro de 1858, Santa Bernadete, narra ter visto a aparição de "Senhora", na gruta de massabiell ("pedra velha" ou "rocha velha"), junto à margem do rio Gave. Outras aparições aconteceram, até que Santa Bernadete lhe perguntou quem era Ela. O que respondeu: "Sou a Imaculada Conceição". O Padre Dominique, que acompanhava o caso, ficou espantado, pois viu que a adolescente não estava mentindo, pois nem sabia nem o significado da palavra que dissera "Imaculada Conceição", o dogma de Nossa Senhora recentemente promulgado pelo Papa.

O assunto foi levado à hierarquia eclesiástica, que tinha uma certa prudência em acreditar. Mas, curas cientificamente inexplicável começaram a acontecer no local. Em 25 de fevereiro de 1858, na presença de uma multidão, Nossa Senhora pede a Santa Bernadete que cave o chão com as mãos, ao tocar no solo uma fonte de água passa a jorrar no local, são aproximadamente 5 mil litros de água por dia, esta fonte continua a jorrar água até os dias de hoje. A Santa narrou 18 visões que teve de Nossa Senhora, no local, entre 11 de fevereiro à 16 de julho de 1858. Santa Bernadete confirmou as aparições, falava com uma certeza e firmeza, que ia contra o seu temperamento humilde e obediente, alem do baixo nível de instrução. Ai, contra a opinião de sua família, da autoridades públicas e contra todos, pois queriam que ela negasse os fatos. Foi submetidas a vários interrogatórios, constrangimento e intimidações, pelas autoridades civis. Mas se manteve firme, confirmando todo que virá, pois não podia ser diferente , por serem verdadeiras. Manteve a confirmação até sua morte, em 1879.

Ouve um período que a gruta foi fechada para a visitação, foi quando o prefeito da cidade em 8 de junho e 1858, proibiu o acesso a gruta. Três meses mais tarde a Imperatriz Eugênia conheceu os fatos, pedi ao Imperador Napoleão III, que mandasse reabrir o acesso a gruta, o que ocorreu em 2 outubro de 1858. As peregrinações deste então continuam até os dias de hoje.

Um milagre aconteceu com a Santa em uma das aparições, ela tinha em suas mãos um círio acesso, que se queimou completamente, e o fogo ficou como se sua mãos fosse um pavio da vela, por aproximadamente 15 minutos, enquanto a Santa, conversava com Nossa Senhora. Um médico que acompanhava o fenômeno das aparições foi ate ela após a vela se apagar. E não viu nenhum vestígio de queimadura. Assim ele aproximou com uma vela acesa da mão de Santa Bernadete que retrucou: "O senhor esta me queimando", Ele achava que ela tivesse algo nas mãos que não a deixava sentir dor.

Em 1860, foi viver com as Irmãs, no Hospital das Irmãs da Caridade de Nevers, em Lourdes. Com elas recebeu instruções, e em 1861, escreveu o primeiro relato das visões de Nossa Senhora. Em 18 de janeiro de 1862, o Bispo de Tarbes, Monsenhor Bertrand, reconheceu oficialmente as aparições. Em julho de 1866, Santa Bernadete inicia o noviciado no convento de Saint-Gildard. Em 30 de outubro de 1867, faz a profissão religiosa da Congregação das irmãs da Caridade de Nevers. Dedicou-se à enfermagem até ser imobilizada em 1878, pela doença que lhe causou a morte.

Morreu em 16 de abril de 1879, com 35 anos, em Nevers, França. Eram tantas as pessoas que queriam vê-la pela última vez, que seu funeral aconteceu 3 dias depois, acompanhado por milhares de pessoas. Em 20 de agosto de 1908, o Bispo de Nevers, Monsenhor Gauthey, constituiu um tribunal eclesiástico para investigar os acontecimento com Santa Bernadete. Foi Beatificada pelo Papa Pio XI, em 12 de junho de 1925, em Roma. Foi Canonizado pelo Papa Pio XI em 8 de dezembro de 1933 em Roma. Sua festa em 16 de abril em todo mundo exceto na França que é 18 de fevereiro.

Imediatamente uma grande multidão, começou a peregrinar à gruta das aparições, e muitas curas milagrosos começaram a acontecer por intermédio das pessoas que bebiam , ou ate molhavam o local que queria que acontecesse a cura, nas água da fonte de Nossa Senhora de Lourdes.

Trinta anos após sua morte, seu corpo foi exumado por causa do processo de canonização. Para espanto de todos seu corpo estava intacto. E permanece incorrupto até os dias de hoje, do mesmo modo que fora enterrado após sua morte. Muitos a passaram a lhe chamar de "Santa Dormente", pois parece que esta dormindo. Seu corpo esta exposto dentro de uma redoma de vidro, na Igreja do Convento de Saint Gildard de Never, e pode ser visto por todos.

Santa Bernadete, rogai por nós !