Nossa Senhora de Madhu - dia 01 de julho.

História de Nossa Senhora de Madhu

A devoção a Nossa Senhora de Madhu, nasceu no norte do Sri Lanka, por volta do ano de 1500. Quando os Portugueses chegaram a Sri Lanka, ( Ilha de Ceylon, nome antigo), em 1505 começaram a evangelização.

Em 1544 o rei Jaffna, mandou matar 600 cristãos, pois temia a expansão da influencia portuguesa.

Mas, alguns fieis conseguiram escapar fugindo para o mato. Lá, em 1583 construíram um pequeno lugar de oração, colocando a imagem de Nossa Senhora de Madhu. Naquele lugar, escondido no meio de mato, hoje é o Santuário de Nossa Senhora de Madhu.

Em 1656, os holandeses chegaram em Ceylon, e começaram uma violenta perseguição aos católicos. Trinta famílias católicas vão de aldeia em aldeia à procura de refúgio, levando consigo a imagem de Nossa Senhora, e, em 1670 chegam a marathamadhu, lugar onde ficaram, local do Santuário.

Outros católicos fugindo à perseguição, também foram para lá. Com eles haviam uma mulher portuguesa, Helena, que em gratidão ao acolhimento, construiu lá a primeira e pequena Igreja dedicada a Nossa Senhora de Madhu.

A devoção se espalhou por toda a ilha, tendo Nossa Senhora de Madhu, como protetora e curadora contra mordida de cobra.

Em 1687, chega a Ceylo, o Padre José Vaz, com isto o catolicismo retorna o crescimento, em 1706, lá passou a ser um centro missionário.

Em 1872 é colocada a primeira pedra da atual Igreja do Santuário. Em 1924 Nossa Senhora de Madhu é coroada. Em 1944, o Papa Pio XI, a Igreja é consagrada. O Santuário de Nossa Senhora de Madhu, passou então a ser frequentado por fiéis de todas as regiões.

Houve uma grande guerra que durou aproximadamente 25 anos no pais, entre os rebeldes tâmeis e as força governamentais. Mas os Bispos do pais conseguiram fazer da cidade em que ficava a Nossa Senhora de Madhu, um local livre da guerra. Assim, muitos refugiados iam para lá. Assim toda a área ao redor do Santuário se tornou um verdadeiro campo de refugiado, que vinham de várias áreas de conflito.

Em 2011 a imagem de Nossa Senhora de Madhu, começou a ser levada em peregrinação, por todos os cantos do país. Em 2004 as negociações de paz se iniciaram, e finalmente em 2009 a paz foi consolidada. O povo Sri Lanka passou a considerar Nossa Senhora de Madhu, como intercessora da paz. Em 2010 o Santuário foi reaberto para celebrações.

O Papa Francisco em visita a Sri Lanka e ao Santuário de Nossa Senhora de Madhu, assim disse:

"Depois de tanto ódio, tanta violência e tanta destruição, queremos agradecer-lhe por continuar a trazer-nos Jesus, o único que tem o poder de curar as feriadas abertas e restituir a paz aos corações destroçados".

Nossa Senhora de Madhu, rogai por nós.

Doce Coração e Maria, sede nossa salvação !

Santuário de Nossa Senhora de Madhu

Nossa Senhora de Madhu

Papa Francisco, e visita ao Santuário de Madhu