São Padre Pio

23 de setembro - São Padre Pio

Nasceu em 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Filho de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio. Teve 6 irmãos. Foi batizado no dia seguinte do nascimento, com o nome de Francisco Forgione. Quando criança não faltava as Santa Missas, era devoto de Nossa Senhor de Jesus, e se considerava amigo de seu Anjo da Guarda. Futuramente vai dizer, que a intimidade com o Anjos da Guarda e muito importante para todos. Com 12 anos, fez a primeira Eucaristia e recebeu o Crisma.

Em 1902, com 15 anos, entra para o Ordem dos Capuchinhos, em Morcone, como noviço, quando adotou o nome de frei Pio. Em 1904 termina o noviciado e faz os votos simples. Em 1907 fez os fotos solenes. Terminou os estudos clássicos e de filosofia. Em 10 de agosto de 1910, foi ordenado sacerdote. Em Duomo de Benevento.

Em 1916, foi para o Convento de São João Rotondo, ali permanecendo pelo resto de sua vida. Intercedia pelos fieis, que vinha lhe pedir cura através de sua oração, mas o casos mais complicado dizia: "Este só Nossa Senhora", e entregava para a Mãe do Céu, conceder o milagre. Ele tinha tanta compaixão do sofrimento do povo, que acabava acolhendo este sofrimento. Isto aconteceu, de fato, quando recebeu os estigmas de Cristo. Que marcaram sua vida por mais de 50 anos. Ele entregou-se inteiramente ao sacramento da Confissão, assim conseguia aliviar os sofrimentos do coração de quem o procurava. Passada ate 14 horas por dia em um confessionário. Muitos, que às vezes não queria contar um pecado mais grave, o Padre Pio, o ajudava a lembrar com a ajuda do Espírito Santo. Por isto o demônio o tentava muitas vezes, mas o Padre Pio, não se deixava levar pelas tentações.

O Santo Padre Pio, construiu o hospital "Casa Alívio do sofrimento", que passou a ser uma referencia na Europa, assim Ele, cuidava da Alma, atendendo as confeições, e no hospital as pessoas eram cuidadas no corpo. Em seu ministério sacerdotal, recebera muitas calúnias e difamações, de pessoas de dentro da igreja. Mas não jogou isto contra a Igreja Mãe e Mestra, que ele amava. Sabia distinguir de onde vinha as calúnias, claro que isto o aborrecia, pois eram pessoas que deveriam estar pregando o Evangelho, não tentando destruir o irmão, pelo seu trabalho preocupado só com a salvação dos fieis. O hospital foi inaugurado em 5 de maio de 1956. Permanecendo até hoje. Atendeu 327. 198 pessoas no ano de 2007, atualmente atende cerca de 50 mil pessoas, por mês, de toda a Itália. É uma das maiores referencia para paciente de câncer. As pessoas continuam atendendo com o mesmo amor da época que o Santo era vivo.

São Padre Pio, criou grupos de Orações, a pedido do Papa, para ajudar as pessoas vitimadas pela Segunda Guerra Mundial. Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de orações, uma grande multidão se reunirão em São Giovanni Rotondo, para a Santa Missa comemorativa. Mas foi uma espécie de despedida do Santo Padre Pio, com os fieis que tanto o amava. Foi a última celebração do Santo com os fieis.

Em, 23 de setembro de 1968, morreu o Santo, em sua cela (quarto do convento), estava com um terço entre os dedos e repetia o nome de Jesus e Maria. Morreu suavemente e sereno, na certeza de ter completado sua missão, indo para a Casa do Pai, a quem tanto ama.

A devoção ao Santo aumentou muito após sua morte, a fama que já tinha de santo ainda em vida aumentou muito após sua morte. Os Grupos de Orações se espalharam pelo mundo. Assim dizia o Santo Padre Pio: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar".

O Santo Padre Pio, negou a absolvição para muitos por não o acharem arrependido dos pecados. Via nos olhos da pessoa que esta não se arrependerá, logo não a perdoava. Um dos perdões que não dava é para uma mulher que fizesse o aborto. Questionado disse: "O dia em que as pessoas(...) perderem o horror ao aborto, este será um dia terrível para a humanidade.(...) Temos que ter coragem de mostrarmos a nossa Fé". Ainda disse: "Eu não sou santo e também jamais me sentir próximo da santidade, quando diga palavras, que talvez, um pouco fortes, mas justas e necessárias aqueles que cometem um crime, eu estou certo de ter obtido a aprovação de Deus para o meu rigor". Questionado mais uma vez se não estava sendo excessivamente rigoroso, respondeu: "O meu rigor, enquanto defendo a vinda de uma criança ao mundo, é sempre um ato de fé e de esperança". Assim o fazendo salvou a muitos, pois a pessoa viram verdadeiramente o grande pecado que cometeu.

Seu processo de canonização, começou em 29 de novembro de 1982. Em 21 de janeiro de 1990, foi proclamado venerável. Foi beatificado em 2 de maio de 1999. Foi canonizado, em 16 de junho de 2002, pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, sendo declarado como São Pio de Pietrelcina.

A exumação do seu corpo incorrupto, aconteceu no dia 20 de abril de 2008, e foi exposto ao público na cripta da Igreja de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo.

São Padre Pio, rogai por nós !