Santa Camila Batista da Varano

Dia 31 de maio - Santa Camila Batista da Varano

Nasceu em 9 de abril de 1458, em Camerino, Itália. Filha de Giulio Cesare Varano e Cecchina de Maestro Giacono. Aos 9 anos ficou encantada com a pregação do Franciscano Domínico de Leonessa, sobre a Paixão de Cristo. Fez votos de toda sexta feira, meditar este sofrimento, e soltar uma lagrimazinha ao menos pelo sofrimento de Jesus.

Em 1476, em contato com Frei Francisco de Urbino, relutava em não ir para a vida religiosa, pois seu pai buscava para ela um casamento.

Em 1481, entra para o Mosteiro de Clarissas Urbanistas da cidade de Urbino. Receber o hábito religioso, e o nome de irmã Batista. Em 1482, faz seus votos de religiosa, e escreveu sua autobiografia, de "amarga profissão". Em 1483, redige "As Recordações de Jesus", textos que repreensão, que recebia de Jesus, quando morava no palácio de seu pai.

Seu pai, constrói em Camerino um Mosteiro, para que sua filha fique perto dele. Em 4 de janeiro de 1484, Santa Camila retorna a Camerino, e com 8 irmãs fundam a Comunidade Clariana, com a Regra própria de Santa Clara. Foi eleita superiora.

Era humilde, serviçal, atenta às necessidades de suas irmãs. Escreveu as visões que ela tinha de Jesus, Nossa Senhora e de Santa Clara. Em 1488, escreve "As dores mentais de Jesus na sua Paixão". Em 1491, escreve sua auto biografia, "A vida Espiritual". Escreveu, ostras obras, como "Instruções ao Discípulo".

Em 1501, o Papa Alexandre VI, excomunga seu Pai, unicamente por motivos políticos.

Seu pai e seus irmãos, Aníbal, Venâncio e Pirro, são presos, e assassinados. Sobrando seu irmão mais novo, João Maria e o sobrinho Sigismundo, que fugiram com antecedência. Santa Camila, então, foge com outras Irmãs Clarissa, para Fermo, em seguida, a pé, segue para Atri, onde é acolhida pela duquesa Isabela Picolimini Tedeschini, em seu castelo.

Com a morte do Papa Alexandre VI, o duque João Maria é reintegrado no Senhorio de Camerino pelo Papa Júlio II (1503). Aí, Santa Camila e a outras irmãs, retornam a Camerino. Em 1505, Santa Camila, vai para Fermo, para fundar um novo Mosteiro de Clarissas.

Morreu em 31 de maio de 1524, em Camerino. Foi beatificada em 1843, pelo Papa Gregório XVI em 1843. Foi canonizada pelo Papa Bento XVI em 17 de outubro de 2010 em Roma.

Santa Camila Batista da Varano, rogai por nós !

Santa Camila Batista da Varano