Nossa Senhora de Chartres - 22 de dezembro.

Vamos à História: Origem, França.

A Catedral de Chardral, é o mais antigo Santuário de França. Sua origem é de antes da era cristã, ate mesmo, da era romana.

Neste lugar, já tinha uma gruta subterrânea, isto, na Gália, onde se venerava uma deusa céltica, "Carnatum", no tempo dos romanos, por ordem de César, este lugar era para suas atividade religiosas.

Quando nos primeiros século, os cristãos, aproveitando do antigo culto, até permitiam que a imagem dos celtas ficasse no lugar, era uma mulher com uma criança sentada no colo.

Seguindo os ensinamentos de Jesus: "Eis que Eu vos envio como ovelha entre lobos. Por isto, sede prudente como as serpentes e sem malícia como as pompas". Assim, eles aproveitaram o lugar já existente, e transformaram ao molde da fé cristã. Transformando a imagem, em "Notr Dame sous Terre", "Nossa Senhora sob a terra". Passando depois a ser chamada de "Nossa Senhora de Charter", assim diferenciavam as imagens existente, na nova imagem. Aproveitando o lugar para fazer as celebrações se serem perturbados.

Na época da Revolução Francesa, a imagem foi queimada, no século XIX, foi feita uma nova imagem de Nossa Senhora para o local, é a que é venerada lá atualmente.

Assim, com os celtas, que tinham que fazer seus culto escondidos, os primeiros cristãos aderiam a ideia, fazendo suas celebrações escondido em cavernas, e catacumbas. A Gália foi um dos primeiro países que começou o cristianismo. Narra-se que os primeiro a irem para lá, foram Sabiniano e Potenciano, discípulos enviados por São Pedro, de Roma para lá.

O Rei Carlos o Calvo, em 876, dou para Chartres, uma relíquia, dada a seu avô, Carlos Magno, pelo imperador de Constantinopla: O Véu de Nossa Senhora. Antigamente se achava se uma túnica, mas reconhecimentos de autoridade eclesiástica feitas em 1712, constataram, ser um véu de sede, sem costura, de forma retangular. Exames realizados em 1927, mostrou ter o tecido mais de dois mil anos e que é do Oriente.

Nossa Senhora de Chartres, rogai por nós!

Doce Coração de Maria, sede nossa salvação.