Santa Úrsula

21 de outubro - Santa Úrsula Virgem e Mártir

Viveu por volta dos anos 362, filha dos reis de Cornúbia, Inglaterra. De família cristã. Quando adolescente fez voto de castidade em seu coração. Era uma linda moça, que era pretendida por muitos rapazes da nobreza. Mas desejava se dedicar-se totalmente a Deus. Seu pai porem, como costume da época, aceitou o pedido de casamento feito pelo duque Cananus, um general do exército e não cristão, aliado do rei, pai de Santa Úrsula. Ela pede um tempo de 3 anos para se preparar. Na realidade estava tentando evitar o casamento.

Passado os 3 anos, Santa Úrsula foi então para seu casamento com o duque que estava com seu exército na cidade de Bretanha Francesa. Santa Úrsula e mais 11 moças que também se casariam com soldados do duque, foram de barco para lá. Mas uma tempestade desviou a embarcação, que se perdeu pelo rio Reno e depois de vários dias foi parar em Colônia, cidade alemã. A região era dominada por Atila, rei dos Hunos, um povo bárbaro. Estes, dominaram o barco e mataram a toda tripulação, menos Santa Úrsula e as outras 11 moças. Todos as moças se recusaram a se entregar aos bárbaros, e foram mortas. Mais a beleza de Santa Úrsula, fez com que o rei a escolhesse para esposa, mas ela recusou, falando que era cristã e consagrada a Deus um rei muito superior a ele. Isto irritou o rei Atila, que na mesma hora a matou Santa Úrsula degolada.

Estas mortes aconteceram no dia 21 de outubro de 383. Os restos mortais de Santa Úrsula e das outras 11 moças, estão na Igreja da cidade de Colônia. Séculos depois a Santa Ângela de Mérici, teve uma visão de Santa Úrsula e fundou a Congregação de Santa Úrsula, que tinha como objetivo a formação e educação cristã de meninas.

Santa Úrsula, rogai por nós !