Liturgia - 05/03/2024 - Terça-feira - Cor Roxo - Vigésimo primeiro dia da Quaresma.

Santo do dia - São João José da Cruz.


A Palavra de Deus alimenta nossa Fé.

   Perdoar 77 vezes !


   Na Leitura de hoje, vemos a oração de Azarias que, junto com outros dois Judeus foram jogados dentro fornalha por não quererem adorar os deuses pagãos, isto é,  não quiseram pecar contra Deus.


   Aproveitemos este período de Quaresma e juntos podemos também rezar ao Senhor, dizendo: Por Amor de Teu Nome Senhor e por causa da Aliança feita a Abraão, Isaac e Jacó, não retire de nós Sua Misericórdia… fomos reduzidos a bem poucos e nos encontramos humilhados por causa do pecado. Não há mais,  circunstâncias, nem chefes, nem Profetas, nem ofertas que possam Vos oferecer… mas os que confiam no Senhor não serão confundidos, é de coração que vamos: Seguir-Te, Temer-Te e procurar a Vossa Face. Age conosco segundo Sua Benignidade e a abundância da Sua Misericórdia…


   Vinde Espírito Santo, neste tempo forte de Conversão ajudar a Todos, Principalmente os que estão à frente da Igreja de Jesus a se converterem.


   Com o Salmo podemos dizer: "Lembra-Te, Senhor, que Tua Compaixão e Tua Lealdade são Eternas !"


   Através do Evangelho de hoje, Jesus, nos Ensina que, para que nosso próximo seja ligado ao Céu e não desligados, devemos corrigi-lo fraternalmente. Jesus também neste Evangelho, através da parábola do devedor, nos Ensinar que, para sermos perdoados por Deus e sermos ligados ao Céu, devemos perdoar quem nos ofendeu ou prejudicou de alguma forma.


   Vinde Espírito Santo, iluminar a TODOS para que, não deixem de corrigir quem errou, isto é,  quem pecou, para que seja ligados no Céu.

   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS para que, entendam que só se liga no Céu, o que é Santo, o que é Bom e o que é de Deus.

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por TODOS que, a Exemplo de Azarias sabem reconhecer o pecado e pedir perdão a Deus.

   Te agradecemos Jesus, por TODOS que são misericordiosos e corrigem para que os pecadores arrependidos possa ser ligados no Céus.

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com Todos nós. Amém!


Oração  que a Igreja faz hoje sobre o Povo.

   Deus Benigno e Providente, que ensinas e conduzis o Vosso povo, livrai-nos dos pecados que cometemos, de modo que, praticando sempre o que Vos agrada, nos sintamos seguros com a Vossa Proteção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.


Antífona de Entrada - Salmo 16 (17): 6. 8.

   Eu te chamo, Senhor, porque me respondes, inclina Teu ouvido e escuta minha palavra.

   Guarda-me, Senhor, como a menina dos olhos, à sombra de Tuas asas esconde-me.


Oração da Coleta.

   Não nos abandone, Senhor, a Vossa Graça: que Ela nos torne dedicado ao Vosso serviço e  nos obtenha sempre a Vossa ajuda.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que É Deus e convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Daniel 3: 25. 34-43.

   Leitura da Profecia de Daniel.


   Azarias se levantou para rezar, e abrindo os lábios no meio de fogo, disse: "Pela honra de Teu Nome, não nos abandones para sempre, não rompas Tua aliança, não nos segues Tua Misericórdia. Por Abraão, Teu amigo; por Isaac, Teu servo; por Israel, Teu consagrado; aos quais prometeste multiplicar sua descendência como as estrelas do céu, como a areia das praias. Por nossos pecados, Senhor, somos hoje o menor dos povos, humilhado por toda a terra; já mão temos príncipes, nem chefe, nem profeta, nem holocaustos, nem sacrifícios, nem ofertas, nem incenso, nem lugar em que oferecer-te primícias e alcançar Tua Misericórdia. Mas temos um coração quebrado e um espírito humilhado; recebe-os como se fossem uma oblação de holocausto de touros e carneiros, de milhares de cordeiros cevados.

   Será esse o sacrifício que hoje te oferecemos para aplacar-te fielmente; porque os que confiam em Ti, não ficam frustrados. Daqui para frente Te seguiremos de todo o coração, Te respeitaremos, buscando Teu Rosto.

   Não nos decepciones; trata-nos segundo Tua Piedade e Tua Grande Misericórdia; livra-nos, como Tu fazes, maravilhosamente, e sai pela honra de Teu Nome, Senhor."

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 24 (25): 4-5. 6-7. 8-9. (R 6.).

   "Lembra-Te, Senhor, que Tua Compaixão e Tua Lealdade são Eternas !" (Resposta).


Indica-me, Senhor, Teus Caminhos,

ensina-me Teus Caminhos estreitos;

encaminha-me com Tua fidelidade, ensina-me,

pois Tu És o meu Deus Salvador.

Em Ti espero o dia todo por Tua Bondade, Senhor. (R.).


Lembra-Te, Senhor, que Tua Compaixão

e Tua Lealdade são Eternas;

de meus pecados juvenis, de minha culpas não Te lembres;

segundo Tua Lealdade lembra-Te de mim. (R.).


Bom e Reto É o Senhr, por isso

indica aos pecadores o caminho;

encaminha os humildes com os Mandamentos,

ensina Seu Caminho aos humildes. (R.).


Aclamação do Evangelho - Joel 2: 12-13.

(Refrão) - Glória a Vós, Senhor, Filho de Deus Vivo ! (Repete-se).

   Pois agora - Oráculo do Senhor - convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejum, com pranto, com luto.

   Rasgai os corações, e não as vestes; convertei-vos ao Senhor vosso Deus, pois É compassivo e clemente, paciente e misericordioso, e se arrepende das ameaças.


Evangelho - São Mateus 18: 21-35.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Mateus.

  Glória a Vós Senhor.


   Pedro, aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, se meu irmão me ofender, quantas vezes devo perdoá-lo? Até sete vezes?"

   Jesus, respondeu: "Eu Te digo que não sete vezes, mas setenta e sete. Pois bem, o Reino de Deus se parece com um rei que decidiu ajustar contas com seus criados. Imediatamente apresentou-lhe um que lhe devia dez mil talentos. como não tinha com que pagar, o patrão mandou que vendessem sua mulher, seus filhos e todas as suas posses para saldar a dívida. O criado se prostou diante dele, suplicando-lhe: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo'. Compadecido, o patrão daquele criado o deixou ir e lhe perdoou a dívida. Ao sair, aquele criado encontrou outro criado que lhe devia cem denário. Agarrou-o e o sufocava, dizendo: 'Paga o que me deves'. caindo a seus pés, o amigo lhe suplicava: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei'. Mas o outro negou e o pôs na prisão até que pagasse a dívida. ao ver o que acontecera, os outros criados ficaram muito tristes e foram contar ao patrão tudo, o que havia acontecido. Então o patrão o chamou e lhe disse: 'Criado perverso ! Eu te perdoei toda aquela dívida porque me suplicaste, não devia também tu ter compaixão de teu amigo como eu tive de ti?' E indignado o entregou aos torturadores até que pagasse totalmente a dívida.

   Assim vos tratará Meu Pai do Céu, se não perdoais de coração cada um a seu irmão.

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.


Oração de Oferecimento.

   concedei-me, Senhor, que este sacrifício oferecido para a nossa salvação, nos purifique de todo o pecado e nos faça sentir o poder da Vossa Misericórdia.

   Por Cristo nosso Senhor. -  Amém.


Antífona da Comunhão - Salmo 14 (15): 1-2.

   Senhor, quem pode hospedar-se em Tua Casa? Que habitará em Teu Santuário?

   Quem é de conduta irrepreensível e pratica a justiça.


Oração depois da Comunhão.

   A participação Neste Sacramento renove, Senhor, a nossa vida e nos obtenha a remissão dos pecados e o auxílio da Vossa Proteção.

   Por Cristo nosso Senhor. - Amém.