São Roque Gonzalez, Santo Afonso Rodriguez e São João de Castilho

19 de novembro - São Roque Gonzalez, Santo Afonso Rodriguez e São João de Castilho, Padres Jesuítas

Estes três padres jesuítas tinham ascendência espanhola. Eles foram martirizados pelas mãos de índios influenciados pelos pajés de suas tribos. O martírio dos três aconteceu numa região que, na época, pertencia ao reino da Espanha e que, hoje, é o Estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

São Roque Gonzalez, nasceu em 1576, em Assunção, Paraguai. Seus pais, Bartolomeu Gonzalez e Maria de Santa Cruz, eram espanhóis, colonizadores. Com 15 anos São Roque quis ser religioso. Estudou no Colégio dos Padres Jesuítas recém chegados ao Paraguai. Aprendeu a língua dos Índios Guaranis. Do próprio colégio passou para o seminário. Com 22 anos se tornou sacerdote. Foi evangelizar os índios na serra de Maracaju. Fez um trabalho tão bom, pelo exemplo de caridade, e pela correção na evangelização. Por isto o Bispo de Assunção, o chamou para ser pároco da catedral. Mas largou o cargo para entrar na Companhia de Jesus, em 9 de março de 1609, se torna Jesuíta, com 33 anos. Aí passou a dedicar a evangelização dos índios, que habitavam as regiões do Paraguai, Uruguai, Argentina, Brasil, e até parte da Bolívia.

Assim Padre Roque Gonzalez, se uniu aos outro dois padre Jesuítas, Padre João de Castilho e Padre Afonso Rodrigues. Foram então catequizar e evangelizar os índios. Começaram a organizar aldeias. Assim impediam que os índios tornassem escravos. Com isto ajudavam os índios a manter sua cultura, os alfabetizavam, evangelizavam e ensinavam técnicas de plantio para sobreviverem. Para isto até mesmo os padre tinham que pegar no arado e lidavam com os bois, para ensinar os índios.

Os colonizadores não satisfeitos com os resultados da aldeias organizadas pelos Jesuítas, então se uniram com os índios rebeldes, os instigaram a invadir e destruir o trabalho dos Jesuítas, tanto da evangelização como no trabalho com a terra. Assim organizaram um ataque as aldeias. Nesse ataque mataram a muitos, inclusive os três Padre.

Morreram no dia 15 de novembro de 1628, na aldeia de Caaró, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Os índios rebeldes chegaram, instigados por um feiticeiro chamado Nheçu. Atacaram as Aldeias, matando quase todos e incendiando todo. Padre João de Castilho foi morto em São Nicolau. Padre Afonso Rodrigues e Padre Roque Gonzalez foram mortos em Caaró. Padre Afonso foi morto com um golpe de machado de pedra, na cabeça.

Padre Roque Gonzalez, tinha acabado de celebrar a Santa Missa com os índios e estava construindo uma pequena torre para o sino da nova capela. Sua morte foi testemunha do 53 pessoas. Segundo elas, o coração dele fora arrancado do peito pelos índios. Neste momento, uma voz foi ouvida saindo de coração, dizendo o seguinte: "Mataste a quem tanto vos amava. Matastes, porém só o meu corpo, porque minha alma está no Céu!" Ao ouvirem a voz, os índios furaram o coração do padre Roque com uma flecha. Depois, jogaram-no ao fogo. Milagrosamente, porém, o fogo não queimou aquele coração. Ele ficou preservado e, ainda hoje, é venerado na cidade de Assunção, Paraguai.

Foram Beatificados pelo Papa Pio XI, no ano 1934. foram Canonizados pelo papa João Paulo II, Em 16 de maio de 1988, em Assunção. Que instituiu a festa no dia 19 de novembro.

São Roque Gonzalez, Santo Afonso Rodriguez e São João de Castilho, roguem por nós !