São Cristóvão

25 de julho - São Cristóvão, protetor dos motoristas

Nasceu no século III, Seu nome era Réprobo, não se sabe muito sobre ele. Era um homem forte e alto, de Cananéia, era um guerreiro. Pelo seu porte físico, não tinha como ganhar dele na luta.

Quando servia o Rei de Cannã, mas achava que deveria servir ao rei mais poderoso de todos e saiu a procura desse rei. Nas festas do reino, se cantava uma música que em sua letra se falava do demônio. Toda vez que era citado o rei fazia o sinal da cruz. Cristóvão perguntou ao rei de que se tratava aquele sinal, ele disse que era uma proteção contra qualquer má intenção ou coisa ruim vinda do demônio. Por isso concluiu Cristóvão, o demônio é mais poderoso que o rei, logo vou segui-lo.

Saiu, então a procura daquele que era maior que o rei. No deserto o encontrou. Quando caminhavam juntos ele notou que o demônio, quando viu uma cruz, desviou-se, para longe. Perguntou então ao demônio o porque do medo da cruz. Ele respondeu: "Houve um homem chamado Jesus Cristo que, por meio da Sua morte na Cruz, trouxe a salvação para a humanidade, e quando vejo Seu sinal, fico apavorado e fujo dele". Nesta hora Cristóvão entendeu que Jesus Cristo era muito mais poderoso que o demônio, logo foi procurar Jesus para ser seu novo Senhor. Durante a caminhada, encontrou um senhor e perguntou, como poderia encontrar Jesus Cristo. O velho eremita disse que deveria jejuar e rezar, mas Cristóvão disse não seria possível. Sendo assim, o eremita pediu que ele se instalasse a beira de um rio que existia ali perto, que era difícil atravessar e ajudasse a todos que quisessem passar por ele e que Jesus se encontraria com ele. Assim começou sua missão, a espera de Jesus.

Dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que em uma noite uma criança chamá-lo para ajudar a atravessar a margem do rio. Cristóvão colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristóvão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação. "Bom homem, respondei o Menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto á tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos". Assim aconteceu.

Depois, desse dia, Cristóvão foi para Lícia ao encontro de cristãos. Quando foi descoberto, apanhou muito de seus perseguidores e quando todos achavam que ele seria derrotado, jogou o seu cajado no chão, pediu a Jesus Cristo que o florisse novamente. E assim aconteceu, diante de mais de 8 mil pessoas. Imediatamente Cristóvão foi levado ao rei, que tentou de todas maneiras fazer com que desistisse e renunciasse a sua fé, mas ele permaneceu inabalável. Sua fé era tão forte quanto o seu corpo. Depois de vária tentativa de faze-lo negar a Jesus Cristo, o rei não conseguindo, mandou executar São Cristóvão, que Morreu decapitado. Esta história se espalhou rapidamente, para o mundo todo.

Por ter carregado o transportado o Menino Jesus nos ombros, seu nome que era Réprobo, passou a ser Cristóvão (carregador de Cristo), por isto é considerado padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes.

São Cristóvão, rogai por nós !