Santa Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus

01 de setembro - Santa Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus

Nasce em 15 de julho de 1747, em Arezzo, Toscana, Itália. Nome de Batismo Anna Maria Redi. Filha de Inácio Fernando Maria Redi e Maria Camila Bal-lati. Casal nobre que tiveram 13 filhos, foi a segunda dos filhos. Teve 3 irmãs religiosas e 2 irmão sacerdotes. Desde pequena, colhia flores e oferecia a Jesus. Aos nove nos ela vai estudar no internato das freiras Beneditinas, em Florença. Viveu uma adolescência de maneira correta. Na juventude, gostava de reza diante do Sacrário, onde sentia palpitar não só o Amor, mas o Coração do Amor. Um acontecimento mudou de vez sua vida. Quando uma aluna mais velha, foi se despedir de seus professores, pois estava entrado na Congregação de Feiras Carmelitas Descalças. Ana Maria (Santa Teresa) ficou impressionada com a felicidade no rosto desta menina.

Em abril de 1764, completa seus estudos e retorna para casa. Com 17 anos, em sua casa, ouve uma voz que lhe dizia: "Sou Teresa de Jesus e quero-te entre as minha filhas". Foi seu chamado ao Carmelo, à "Casa dos Anjos".

Diante deste chamado, em 1 de setembro de 1764, ela entrou com seu pedido de admissão às Freiras Carmelitas Descalças do Mosteiro de Santa Teresa, em Florença. Como de costume aguardou por 2 meses a decisão, ficando em casa de uma amiga da família na cidade, durante este tempo. Em novembro de 1764 ela entrou para o convento.

Em, 11 de março de 1765, ela recebeu o hábito religioso da ordem e o nome de Teresa Margarida Marianne do Sagrado Coração. Ela professou seus Votos Religiosos como membro da Ordem em 12 de março de 1766. Foi designada enfermeira na comunidade. Tinha o dom especial para alcançar as religiosas surda. Ao mesmo tempo deve um crescimento em sua vida interior. Contemplava a primeira Carta de São João "Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é Amor" ( 1 Jo 4-8 ). Era a frase que ela mais repedia "Deus é Amor". A superiora estava sempre a reprimindo e humilhando, mas ela continuava sempre alegre, humilde e caridosa. Um de seus lema: "Escondida com Cristo em Deus". Foi um testemunho de vida. Foi Apóstola do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo. Como Carmelita pensava "padecer e calar".

Viveu, com perfeição os ensinamentos sobre o Sagrado Coração de Jesus, de tal modo, que chegou à intimidade com a Santíssima Trindade. Escondia com sua humildade seus dons naturais de nobreza, cultura e inteligencia. Conservou em silêncio as graças que recebia de Deus, não mostrando todos os seus atos de virtudes.

Em 4 de março de 1770, pediu a confissão, no dia 5 de março, comungou e depois de comungar, caiu doente. A doença degenerou em gangrena, causando dores horríveis. O Crucifixo nas suas mãos foi sua maior força. Após dois dias de sofrimento, veio a falecer.

Morreu em 7 de março de 1770, com 23 anos, em Florença, Itália. A doença que causou a morte de Santa Teresa Margarida do Sagrado Coração, deixou seu corpo inchado e desfigurado. As religiosas, ficaram em dúvidas se deixariam ou não, a população ver o corpo da Santa naquele estado. Mas quando levavam seu corpo para a igreja, para ser velado, notaram que seu corpo voltara ao normal. Em um longo velório, como de costume, dois dias depois de sua morte, seu corpo parecia de uma pessoa viva. Assim sendo, resolveram adiar a funeral por 15 dias. Durante este dias, a população da cidade, bem como o Arcebispo de Florença, medico e autoridades, foram ver o corpo da Santa que parecia estar dormindo.

Foi Beatificada em 9 de junho de 1929, pelo Papa Pio XI. Foi canonizada em 19 de março de 1934 pelo Papa Pio XI. Seu corpo incorrupto esta na igreja do Mosteiro das Feiras Carmelitas Descalças, em Florença, Itália. Sua festa é primeiro de setembro.

Frases: "Quanto mais pobre e miserável me vejo, mais rica e forte sou em Deus"; "Vim ao Carmelo para vencer na corrida de amor"; "Confia em Deus! Confia em Deus! Ele é tão bom, Ele deseja tanto o nosso bem! Ele jamais nos abandonará, não duvidem disso"; "De qualquer maneira que vão as coisas, tudo irá bem, já que, o bom Deus dispõe sempre o melhor para nós"; "Quando não se pode encontrar remédio para as coisas, as melhores coisas são o silêncio e a oração"; "Quem mais recebe de Deus, muito mais é obrigado a corresponder"; "Olhos na terra e o coração em Deus".

Santa Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós !