São Tiago Menor, Apóstolo

Dia 03 de maio - São Tiago Menor, Apóstolo

Nasceu, na Galileia, alguns anos antes do nascimento de Jesus. Filho de Alfeu e Maria de Cleofa. Chamado de menor para distingui-lo do outro São Tiago Maior, também Apóstolo. Talvez, não por ser menor que o outro São Tiago, mas por ser mais jovem. São Tiago dirigir a Igreja de Jerusalém (Bispo de Jerusalém), após a partida de São Pedro.

São Tiago Menor, foi decisivo, no que poderemos chamar de primeiro Concílio da Igreja, no ano de 54, quando se discutia as questões da circuncisão e da pregação do Evangelho para os pagãos. Em Atos dos apóstolos (15, 14-21).

Escreveu a Epístola de São Tiago. Onde, nos chama a atenção para não fazermos distinção de pessoas, "Meus irmãos, a vossa fé em Nosso Senhor Jesus Cristo glorificado, não deve admitir acepção de pessoas. Assim, pois, se entrarem em vossa reunião duas pessoas, uma trazendo um anel de ouro, ricamente vestida, e a outra pobres com suas roupas sujas e derdes atenção ao que ao que se traja ricamente e lhe disserdes: "Senta-te aqui neste lugar confortável", enquanto dizei ao pobre: "Tu fica em pé aí", ou então: "Senta-te ai embaixo do estrado do meus pés", não estais fazendo vós mesmo uma discriminação ? Não tornais juízes com raciocínio criminoso ? (Tg 2 1- 4).

Às vezes, não é muito disso que vimos dentro de nossas igreja, lugares reservados as autoridades civil. Ou, uma opção pelos pobres. Quando isto acontece, não estamos nos tornando juízes com raciocínio criminoso ?

Por isto, São Tiago é chamado "o Justo", por sua retidão e religiosidade.

Assim narram algumas escritas sobre a morte de São Tiago. Tinha ele sido advertido, que queriam mata-lo, naquele dia, mas ele subiu em um lugar mais elevado (no púlpito), para fazer sua pregação como de costume. Quando falou abertamente sobre Jesus Cristo e sua ressurreição os escribas e os fariseus, lançaram abaixo o homem justo, como não morreu na queda, começaram a apedreja-lo. Mas ele se ajoelhou e desse: "Eu imploro-te, Senhor Deus nosso Pai, perdoa-os pois eles não sabem o que fazem". Continuaram a apedreja-lo, um sacerdote, começou a gritar: "Parem, o que estão fazendo ? O homem justo está rezando por nós". Mas um dentre eles, que era tintureiro, pego o seu cajado com que manipulava as veste que tingia, e acertou na cabeça do homem justo. Assim acabou de morrer, e eles o enterraram ali mesmo, e o pilar que foi erguido em sua memória ainda está lá, perto do templo.

Morreu em 62, em Jerusalém. Suas relíquias encontram-se na Igreja dos Santos Apóstolos, em Roma, ao lada da de São Felipe.

São Tiago Menor, Apóstolo, rogai por nós !

São Tiago Menor, Apóstolo