Liturgia - 28/03/2024 - Quinta-feira da Semana Santa - Cor Branco - Missa Própria.

Tríduo Pascal - Missa da Ceia do Senhor.

Santo do dia - São Sisto III - Papa.


A Palavra de Deus, Alimenta a nossa Fé.

   Que não seja apenas, mais uma Quaresma, mais uma Páscoa!


   A Leitura, nos mostra que, Deus pediu que seu povo se preparem, se fortalecendo, alimentando-se comendo um cordeiro, que não deixasse soprar nada… Assim também nós para para que Deus nos Liberte do pecado, das heresias, do erro e da vida mundana, devemos estar sempre devidamente preparados, alimentados do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.


   Na atualidade, viveremos esta passagem da Primeira Leitura, amanhã, depois das três horas da tarde. Onde toda a Eucaristia deverá ser consumida.

   Felizes são os que poderão se Alimentar de Jesus, O Cordeiro de Deus para se Fortificarem contra todos os  pecados e contra os faraós deste mundo, pois, infelizmente nem todas as Igreja cumprem o Decreto que Deus pede para o povo, nesta Leitura. Mas diferente daquela noite no Egito, o Senhor já Está em Nosso meio, Ele conhece nosso coração e cada qual receberá do Senhor conforme sua Fidelidade, Obediência e Amor!

 

   Com o Salmo podemos dizer: "O Cálice que Abençoamos, é o Sangue de Cristo. O Pão que partimos é comunhão com o Corpo de Cristo."


   Para nos deixar escrito, o Próprio Jesus, transmite à São Paulo como foi Sua Ultima Ceia e como deve ser a nossa Ceia hoje em dia. Mas é interessante e importante que na sequência desta Segunda Leitura, São Paulo nos diz que, se comermos indevidamente, isto é, em pecado, estaremos comungando a própria condenação.

   Infelizmente, alguns mesmo levando uma vida, que na Bíblia Jesus diz que É pecado, Comungam, o Corpo e o Sangue de Jesus. Assim se autocondenam.


   Vinde Espírito Santo, iluminar a TODOS a serem Humildes e a reconhecer que, o que É Santo Não se se mistura com o que é pecado. É  o que nos diz São Paulo, na sequência da Leitura de hoje!


   No Evangelho, Jesus, sabendo que ia Voltar para o Pai, quis ficar conosco na Santa Eucaristia, para nos Curar, Alimentar e nos Fortificar. E depois que o diabo colocou no coração de Judas, o projeto do diabo, de Judas trair Jesus, Jesus, nos dá Grande Exemplo de Humildade e Serviço, sendo Filho de Deus, lavou os pés dos Discípulos. 


   Vinde Espírito Santo, iluminar TODOS a não deixarem se enganar por ideias contrárias as de Jesus e, prejudicar Os Planos de Amor de Deus para TODOS!

   Vinde Espírito Santo, iluminar, Encorajar, Reunir e Fortalecer os Fiéis de Jesus em Sua Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

   Vinde Espírito Santo, Converter os hereges à Verdade da Igreja de Jesus. 


   Te agradecemos Jesus, por Ser Nosso Cordeiro!

   Te agradecemos Jesus, por Ser Nosso Alimento, Nossa Cura e Salvação!

   Te agradecemos Jesus, por Ser A Nossa Aliança com Deus Pai!

   Somos gratos a Ti Senhor, pelo Vosso Imenso Amor para com Todos nós! Amém!


   Que estes, quarentas dias, de preparação para a Páscoa de Jesus, não seja apenas mais uma Páscoa,  mas que dê, Muitos Frutos de Conversão!


Antífona de Entrada - Gálatas 6: 14.

   Toda nossa Glória está na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, Nele está a nossa Salvação e do mundo todo.


Oração da Coleta.

   Senhor nosso Deus, que nos reuniste para celebra a Ceia Santíssima em que Vosso filho Unigênito, antes de Se entregue a morte, confiou à Igreja o Sacrifício e o Banquete da Nova e Eterna Aliança, fazei que recebamos neste grande Sacramento e plenitude do amor e da vida.

   Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que É Deus e Convosco Vive e Reina, na Unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. - Amém.


Primeira Leitura - Exôdo 12: 1-8. 11-14.

   Litura do Livro do Exôdo.


   Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés e Aarão no Egito: "Este mês será para vós o principal, será para vós o primeiro mês do ano. Dizei a toda a assembreia de Israel: No dia dez deste mês, cada um providenciará um cordeiro para sua família, uma por casa. Se a família é muito pequena para consumi-lo, junte-se com o vizinho, o cordeiro será repartido conforme o número de pessoas que comerão e o que cada um for capaz de comer. Será uma animal sem defeito, macho, de um ano, cordeiro ou cabrito. Vós o guardareis até o dia catorze do mês, e então toda a assembleia de Israel o matará ao entardecer. Com um pouco de sengue, aspergireis os dois batentes e a travessa da casa onde o tiverdes comido. Nesta noite comereis a carne  assada ao fogo, acompanhada de pão sem fermento e verduras amargas.

   E o comereis assim: com a cintura cingida, as sandálias nos pés, um bastão na mão; e o comereis depressa, porque é a Páscoa do Senhor. Nesta noite, atravessarei todo o território egípcio, matando todos os seus primogênitos, de homens e de animais; e farei justiça sobre todos os deuses do Egito.

   Eu sou o Senhor. O sangue será vossa senha nas casas onde estiverdes: quando vir o sangue, passarei adiante; a praga exterminadora não vos tocará, quando eu passar ferido o Egito. Este dia será memorável para vós, nele celebrareis festa para o Senhor. Lei perpétua para todas as gerações.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Salmo 115 (116): 12-13. 15-16a e c. 17-18. (R I Coríntios 10:16).

"O Cálice que Abençoamos, é o Sangue de Cristo. O Pão que partimos é comunhão com o Corpo de Cristo."  (Resposta).


Como pagarei ao Senhor

por todo o bem que Me fez?

Erguerei a Taça da Salvação,

invocando o Nome do Senhor. (R.).


O Senhor faz pagar caro

pela morte de Seus leais,

Por favor, Senhor, pois sou Teu servo,

Filho de Tua serva !

Rompeste meus grilhões, libertando-me. (R.).


Eu TE oferecerei um sacrifício de Ação de Graças,

invocando o Nome do Senhor,

e cumprirei meus votos ao Senhor

na presença de todo o povo. (R.).


Segunda Leitura - I Coríntios 11: 23-26.

   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.


   Eu, Paulo, recebi do Senhor o que vos transmiti: O Senhor, na noite em que era entregue, tomou o pão, dando Graças o partiu e disse: Isto É o Meu Corpo que se entrega por vós. Fazei isso em memória de Mim. Da mesma forma, depois de cear, tomou a Taça e disse: Esta Taça é a Nova Aliança selada com o Meu Sangue. Fazei isto cada vez que a bebeis, em memória de Mim. De fato, sempre que comeis Este Pão e bebeis Esta Taça, anunciais a Morte do Senhor, até que volte.

   Palavra do Senhor.

   Graças a Deus.


Aclamação do Evangelho - São João 13: 34.

(Refrão) - Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai. (Repete-se).

   Eu vos dou um Mandamento Novo: Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei: amai-vos assim uns aos outros. (Refrão).


Evangelho - São João 13: 1-15.

   O Senhor Esteja convosco.

   Ele Está no meio de nós.

   Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São João.

   Glória a Vós Senhor.


   Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chagava a hora de passar deste mundo ao Pai, depois de ter amado os Seus do mundo, amou-os até o extremo. Durante a ceia, quando o diabo tinha sugerido a Judas Iscariotes que O entregasse, sabendo que o Pai havia posto tudo em Suas mãos, que tinha saído de Deus e voltava a Deus, Se levanta da mesa, tira  o manto e, tomando uma toalha, cinge-a (colocou na cintura). A seguir, põe  água numa bacia e começa a lavar os pés dos Discípulos e a secá-los com a toalha que tinha cingido. Chegou a Simão Pedro, que lhe diz: "Senhor, Tu me lavas os pês?"

   Respondeu Jesus: "O que faço não entendes agora; e entenderás mais tarde".

   Replica Pedro: "Jamais me lavarás os pés".

   Respondeu-lhe Jesus: "Se não te lavar, não terás parte comigo".

   Diz-Lhe Simão Pedro: "Senhor, não só os pés, mas as mãos e a cabeça".

   Respondeu-lhe Jesus: "Aquele que tomou banho não precisa lavar senão os pés, pois o resto está limpo. E vós estais limpos, mas não todos."

   Jesus, conhecia aquele que iria entregá-Lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos. Depois de lhes ter lavado os pés, pôs o manto, reclinou-se e lhes disse: Entendeis o que vos fiz? Vós Me chamais o Mestre e o Senhor, e dizeis bem. Portanto, se Eu, que sou o mestre e o Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Eu vos dei o exemplo, para que façais o que Eu fiz."

   Palavra da Salvação.

   Glória a Vós Senhor.